Rota 2014 foi feita de sucesso



Terminou a quinta edição da programação Na Rota das Colheitas, dinamizada pelo Município de Vila Verde, pelo quinto ano consecutivo. Esta programação turístico-cultural, tem por objetivos promover e divulgar as tradições, práticas agrícolas, produtos autótones e um modus-vivendi único marcado pela ruralidade.

Desde agosto foram organizadas "mais de 30 iniciativas, que juntaram 68 parceiros, entre juntas de freguesia, associações populares e entidades empresariais, no seio da comunidade local, em 16 das freguesias do concelho", números avançados pela responsável pelo pelouro da cultura e do turismo, Júlia Fernandes.

"Foram milhares as pessoas que se somaram no acumular das Festas das Colheitas e de outras festas populares inseridas na programação", expressou a vereadora, evidenciando a clara evolução da organização e da dinâmica desta extensa programação, que exulta a região.

Revelados foram também os números dos primeiros meses de atividade da nova loja interativa de turismo do concelho: "15 mil turistas e visitantes recebidos no espaço, a maioria vindos do norte, do centro, da Galiza e de França, resultando em meses intensivos de trabalho", acrescentou Júlia Fernandes, sublinhando que os números poderão ser superiores "pois nem todos têm a necessidade de obter este tipo de informação turística".

Para o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, mais que estes números "importa salientar o impacto na economia local e na divulgação do nome do concelho fora das suas fronteiras". O fim-de-semana gastronómico, que marcou o culminar da programação, evidenciou "a promoção, não só do Pica no Chão, como de toda a rica gastronomia local e consequentemente do território", salientando "o papel 'âncora' exercido pela gastronomia".

António Vilela faz um balanço muito positivo dos cinco meses de programação: "foi um grande sucesso ao longo de todo o verão, com iniciativas que promoveram o território pela positiva. A Festa das Colheitas, este ano com 10 dias de duração, foi um êxito. Todas as iniciativas tiveram a mais valia de atrair a visita de pessoas que dinamizaram os nossos restaurantes, o alojamento e que contribuíram claramente para a dinamização da economia local".

O presidente do executivo referiu que "esta dinâmica contraria a tendência de enfraquecimento da economia face à crise", salientando a aposta no turismo e na cultura por parte do Município de Vila Verde. "Apostamos essencialmente nos predicados que distinguem Vila Verde e na nossa riqueza humana", concluiu o autarca.

Comentários