08/08/2017

Arroz de feijão com pataniscas fez as delícias de quem se atreveu a Saborear Lanhas!


A freguesia de Lanhas continua a conquistar visitantes pelo estômago com os sabores únicos e irresistíveis da gastronomia minhota. Em fim de semana de festa em honra a S. Geraldo, 04 a 06 de agosto, não faltaram os espetáculos de música ao vivo e atos religiosos, entre outras atividades, para complementar a excelente oferta gastronómica do Saborear Lanhas e adicionar motivos de interesse para todos os que visitaram a freguesia no primeiro fim de semana de agosto. O arroz de feijão malandro e as pataniscas saíram a voar e também não era caso para menos, já que é tudo confecionado na hora, com a mestria de mãos calejadas nestas andanças, lembrando a cozinha tão apreciada das nossas mães e avós.


O Vice-presidente do Município de Vila Verde, Manuel Lopes, não enjeitou a oportunidade de degustar um dos mais famosos pratos da cozinha regional do Minho e jantou em Lanhas. “Além de ajudarem a divulgar e promover a tradição gastronómica da nossa região, estas iniciativas também são extremamente importantes porque promovem o convívio e fortalecem o espírito de comunidade na freguesia, fomentando a criação de laços de comunhão fraterna entre os habitantes locais”, afirmou, congratulando ainda a Junta de Freguesia de Lanhas pela organização do evento.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Lanhas começou por afirmar que estas iniciativas são muito importantes para divulgar o nome da freguesia e do concelho. Bruno Eiras prosseguiu em tom de confidência, revelando que continua a apostar numa iniciativa “modesta, mas perfeitamente sustentável, que tem todas as condições para se prolongar durante largos anos e é isso que espero que aconteça”. “As pessoas da freguesia têm aderido e vamos sempre recebendo alguns visitantes de fora”, referiu, acrescentando ainda que foi na noite de sábado, 05 de agosto, que se registou a maior afluência popular, com o arroz de feijão com pataniscas e o festival de folclore a garantirem uma bela moldura humana no recinto.


A iniciativa Saborear Lanhas é organizada pela Junta de Freguesia local e insere-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que, de agosto a novembro, se desdobra em mais de 35 iniciativas, numa emocionante aventura à descoberta da genuína tradição minhota. As atividades prosseguem já no próximo fim de semana, 11 a 13 de agosto, com o Arraial do Melão Casca de Carvalho (Soutelo), o Fim de Semana Cultural (Parada de Gatim) e o Arraial do Emigrante – Malhada do Feijão (Loureira).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.

Na Rota das Colheitas 2016