Festa de Sto Isidro: Em época de colheitas, Vila Verde celebra o padroeiro dos agricultores!



Em plena época de colheitas, o Lugar da Carvalhosa, na freguesia de Vila Verde, une-se para agradecer à terra o sustento e celebrar o padroeiro dos agricultores. As Festas em Honra de Santo Isidro decorrem no próximo fim de semana, 22 a 24 de setembro, numa celebração em que as manifestações religiosas caminham de braço dado com momentos de pura diversão e animação musical. Folclore, música popular, cerimónias religiosas, gastronomia regional e fogo de artifício durante os três dias de festa na sede do concelho.

O Grupo Cantares d’Aldeia dá o pontapé de saída nas festividades e sobe ao palco na próxima sexta-feira, 22 de setembro. O espetáculo, agendado para as 22h00, promete levar os participantes ao encontro da genuína música popular do Minho. No sábado, a música volta a ser a rainha da festa e sobe ao palco o grupo Akisom, que promete pôr o público a vibrar do primeiro ao último instante. 

O domingo é o dia mais preenchido, com atividades de grande simbolismo, que começam logo pela manhã, com uma missa cantada em honra de Santo Isidro e pelo benfeitor Augusto Barroso, às 11h00, na Carvalhosa. Ao início da tarde, após o sermão, tem lugar um dos momentos mais aguardados do fim de semana, a majestosa procissão em honra de Santo Isidro, em que os andores floridos seguem em desfile pela freguesia. O cortejo conta com a animação musical da Fanfarra da Vila de Prado e a participação dos escuteiros do Agrupamento 418 de Vila Verde.

Para o serão está marcado um encontro de folclore que vai contar com a participação do Grupo Folclórico de Santa Maria de Turiz (Vila Verde) e do Rancho Folclórico Santa Cecília de Vilaça (Braga).

Comentários