Mar de gente em Sabariz para a Festa do Caldo do Pote


Os potes de ferro são colocados diretamente sobre o lume de uma fogueira de lenha. Homens e mulheres trajados à moda antiga utilizam os produtos do campo, cultivados pelos agricultores locais, para confecionar os deliciosos caldos minhotos. As pataniscas, a broa e o vinho verde da região completam o menu e a música popular garante alegria e muita animação. Os visitantes pagam apenas três euros e podem provar (e repetir quantas vezes desejarem) as 24 receitas diferentes de caldo. A Festa do Caldo do Pote realizou-se ontem, 17 de setembro, e atraiu a Sabariz mais de duas mil pessoas, que não enjeitaram a possibilidade de degustar os genuínos sabores da tradição minhota.

Ao todo, foram confecionados mais de mil e quinhentos litros de caldo, que fizeram as delícias de visitantes de vários pontos do país e do estrangeiro.  evento de divulgação e promoção da freguesia e do concelho. A iniciativa voltou a receber a visita de uma comitiva estrangeira, já que os famosos caldos minhotos conquistaram uma forte legião de fãs em Dusseldorf (Alemanha). Tudo começou no final de 2015, quando a iniciativa foi replicada na Alemanha por um grupo de emigrantes locais com o apoio de uma comitiva lusitana. Este ano o grupo volta a sair de Sabariz rumo a terras bávaras para ajudar na organização da Festa do Caldo do Pote de Dusseldorf, que se realiza a 14 de outubro.
Caldo do Pote de Sabariz já chegou à Alemanha
Presente no local, o presidente do Município de Vila Verde começou por deixar palavras de forte apreço à organização, aos cozinheiros(as) e aos visitantes por mais um êxito tremendo. António Vilela não escondeu a satisfação pela evolução assinalável de “uma iniciativa local que já se transformou num evento de cariz nacional e até internacional”. “A Festa do Caldo do Pote já foi replicada na Alemanha, em Dusseldorf, numa iniciativa que promove Vila Verde e a cultura minhota”, afirmou o edil, acrescentando que a tradição e os saberes locais são um meio de excelência para valorizar a cultura e dinamizar a economia.
Promover a cultura e dinamizar a economia
A Festa do Caldo do Pote resulta de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Sabariz e a Associação Popular de Sabariz e afirma-se já como uma das iniciativas mais emblemáticas da programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. “Um cartaz turístico do concelho que, do primeiro fim de semana de setembro ao último de novembro, se desdobra em 35 iniciativas de promoção to território vilaverdense e da tradição minhota. Eventos que crescem de ano para ano e se afirmam também como cartazes de valorização das diversas freguesias participantes e de todo o concelho”, concluiu António Vilela.


Comentários