Coucieiro atrai visitantes pelo estômago na Festa do Sarrabulho de porco caseiro!


A excelência da gastronomia minhota é um dos grandes atrativos da Rota das Colheitas, como se poderá comprovar durante o próximo fim de semana, 04 e 05 de novembro. A Festa de Sarrabulho de porco caseiro atrai todos os anos centenas de pessoas que chegam à freguesia de Coucieiro para saborear uma das mais apreciadas iguarias da cozinha regional e a edição de 2017 certamente não será exceção. Às papas de sarrabulho juntam-se os rojões, o farinhote, a tripa e o bom vinho verde regional, bem como outros petiscos regionais. São dois dias de festa em que a sede da Junta local fervilha de vida com a alegria dos convívios à moda do Minho.

Organização vai confecionar 450 litros de papas
A iniciativa tem sido um sucesso tremendo e todos os anos atrai à freguesia visitantes de diferentes pontos do país, como revela o presidente da Junta, Luís Ferreira, que este ano vai aumentar a oferta para fazer face à enorme procura registada. “No ano passado, tivemos aqui um grupo de 30 pessoas que vieram de propósito do Porto para a Festa do Sarrabulho, além de outros pequenos grupos vindos da zona de Aveiro e de toda a região minhota. Como o evento tem crescido muito de ano para ano, reforçámos o stock e teremos cerca de 450 litros de papas de sarrabulho e 450 Kgs de porca caseira para servir”, referiu Luís Ferreira, sem esconder o orgulho num evento que tem levado o nome da freguesia de Coucieiro e do concelho de Vila Verde por todo o país, contribuindo de forma significativamente para a valorização do território e para a divulgação da cultura minhota.

Dois dias de festa em Coucieiro
A partir das 12h00 de sábado, 04 de novembro, os sabores da tradição minhota vão fazer as delícias de vilaverdenses e visitantes. A organização não facilita e entregam a liderança da cozinha a mãos experimentadas nestas andanças, que dominam com mestria a arte de confecionar um sarrabulho à boa moda do Minho, com os respetivos acompanhamentos tradicionais. No dia seguinte, 05 de novembro, a cozinha volta a abrir portas pelas 12h00. Nota de destaque para as atividades agendadas para a parte da tarde, o jogo ‘Cagada do Porco’, às 15h00, e o Magusto Típico, por volta das 16h00.

A Festa do Sarrabulho de porco caseiro é possível graças ao trabalho de dezenas de voluntários que, de forma abnegada e altruísta, trabalham em prol da terra que os viu nascer. A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Coucieiro, a Comissão de Festas e a Associação dos Amigos de São João Baptista. O evento insere-se na programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobra em 35 iniciativas de divulgação e promoção da genuína tradição minhota.

Comentários