Oriz S. Miguel em festa com desfolhada, malhada e festival da broa de milho caseira!


O milho prepara-se para ser rei e senhor por um dia em Oriz S. Miguel, concelho de Vila Verde. No próximo domingo, 22 de outubro, pelas 15h00, uma jornada de tributo a um ícone da agricultura minhota que personifica um dos predicados do mundo rural, onde pouco ou nada se desperdiça. Enquanto o cereal é aproveitado para a alimentação humana, as canas são amontoadas numa meda e servirão de provisão para o gado durante o inverno. Durante a tarde, o recinto, localizado nas imediações da Escola Primária de Oriz S. Miguel, vai ser palco da desfolhada, da malhada e do festival da broa de milho caseira. Uma iniciativa, de entrada gratuita e aberta a toda a população, que vai levar vilaverdenses e visitarem a aprenderem os saberes e degustarem os sabores da tradição minhota.

Os trabalhos começam com o corte das canas de milho, que são depois transportadas para a eira num carro de bois. A partir daí não há mais alfaias ou utensílios e só vale a força de braços de homens e mulheres, miúdos e graúdos, que se juntam em ambiente de confraternização e alegria para retirarem as espigas douradas das canas verdejantes. Uma desfolhada tradicional em que as espigas são amontoadas em cestos e as canas formam uma enorme meda de palha, fundamental para assegurar provisões para a alimentação do gado durante os meses de inverno. De seguida decorre a malhada que separa o cereal da espiga e por fim a peneiração para ‘separar o milho do joio’.
As deliciosas iguarias da gastronomia regional
Um pouco mais tarde, começa o Festival da Broa de Milho Caseira. As broas são confecionadas no local e qualquer pessoa presente no local pode aprender a receita tradicional e saborear as broas quentinhas, acabadas de sair do forno a lenha. Um autêntico festim para o palato, já que ao delicioso pão caseiro se juntam algumas das mais apreciadas iguarias da região. Sardinhas, pataniscas, tacos de bacalhau e carne na grelha, entre outras, acompanhadas pelo bom vinho verde da região e por um caldo verde preparado como manda a tradição, num pote de ferro colocado diretamente sobre o lume de uma fogueira.
Música, convívio e diversão

Não faltará também a animação da música popular e a alegria contagiante das desgarradas minhotas, num ambiente de amizade e boa disposição. Uma atividade de convívio e diversão que recompensa os agricultores após vários meses de árduo trabalho no campo, tal como manda o espírito das colheitas. A Desfolhada/Malhada do Milho com Festival da Broa de Milho é uma iniciativa organizada pela ACRD de Oriz S. Miguel e insere-se Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. Uma programação turístico-cultural diversificada e abrangente, que, do primeiro fim de semana de agosto ao último de novembro, se desdobra em 35 iniciativas de promoção e divulgação da tradição minhota e do genuíno pulsar do mundo rural.

Comentários

  1. maravilha pena não poder ir este fim de semana parabéns para esse povo maravilhoso,

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.