Aproveite a Rota das Colheitas para conhecer melhor Vila Verde, um dos 12 destinos em maior ascensão em Portugal!




O conceituado site o Ekonomista coloca o concelho de Vila Verde como um dos 12 destinos com maior ascensão turística no nosso país. Os dados foram recolhidos com base nos quatro milhões de pesquisas diárias do motor de busca Trivago. A Rota das Colheitas afirma-se como uma oportunidade soberana para conhecer melhor Vila Verde, o 6º destino de uma lista de 12 que, segundo o Ekonomista, “têm conquistado o coração dos portugueses”.

De agosto a novembro, o coração do Minho palpita de forma galopante com dezenas de iniciativas que prometem levar os participantes numa emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota. A desfolhada do milho e a malhada do centeio, a espadelada do linho e a pisada das uvas, o vestuário de época e as alfaias agrícolas, as merendas fartas e a alegria da música popular. Nenhum pormenor é deixado ao acaso, para garantir recriações fiéis que vão levar vilaverdenses e visitantes numa emocionante viagem à (re)descoberta dos genuínos hábitos e costumes da cultura popular do Minho.

Inúmeros motivos para vir e ficar por Vila Verde
Os arraiais à boa moda do Minho, as festas e romarias, as iniciativas gastronómicas, os espetáculos musicais e a beleza das paisagens verdejantes são outros dos grandes atrativos de uma iniciativa que vai percorrer várias freguesias do Concelho. Ao longo de quatro meses, decorrem dezenas de atividades que também vão colocar em evidência a riqueza da cultura popular e o património natural e edificado do concelho. A tudo isto somam-se ainda os descontos especiais no alojamento nos espaços aderentes. Inúmeros motivos para vir e ficar por Vila Verde, sentir o cheiro da terra e a hospitalidade calorosa das nossas gentes.

A união faz a força
A Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde não disfarçou a satisfação quando recebeu a notícia de que Vila Verde é um dos destinos turísticos em maior ascensão em Portugal. "Este é o reconhecimento de que a estratégia definida para os três grandes eixos da política municipal - cultura, ambiente e turismo - começa a ter reflexos positivos no desenvolvimento social e económico do nosso território, tornando visíveis as sinergias e complementaridades existentes entre todos os parceiros locais", afirmou Júlia Fernandes, sublinhando o papel determinante desta cooperação no sucesso da estratégia delineada.

Uma aliança harmoniosa entre tradição e modernidade
"As programações culturais mobilizaram um crescente número de associações, instituições, empresas, juntas de freguesia, agrupamentos de escolas e escolas e inúmeros vilaverdenses. Mais uma inequívoca demonstração da enorme vitalidade das forças vivas concelhias, que estiveram verdadeiramente empenhadas em dar um grande contributo para projetar Vila Verde”, afirmou a Vereadora da Cultura, frisando o objetivo comum de criar um concelho próspero e moderno, que concilia como poucos as raízes da sua História, as tradições ancestrais e os usos e costumes seculares, com um espírito inovador e empreendedor indispensável para prosseguir na senda do progresso e da modernidade".

Siga connosco Na Rota das Colheitas
A programação turístico-cultural ‘Na Rota das Colheitas’ é organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com um vasto leque de atores regionais, nomeadamente, Juntas e Uniões de Freguesia, Associações Culturais, Agentes Turísticos, Comércio Local e diversas Instituições. Uma conjugação de esforços e vontades que se tem revelado extremamente profícua no desenvolvimento de um programa que assume já um lugar de relevo na agenda nacional, atraindo todos os anos milhares de visitantes ao concelho.


Comentários