Agosto


2, 3 e 4: Freiriz 2019 Animação Tradicional e Gastronómica
Três dias recheados de atividades muito diversificadas, preparadas para agradar a ‘todos os gostos e feitios’, para juntar velhos amigos, estreitar laços entre a comunidade e proporcionar a todos os presentes largas horas de diversão. No recinto, localizado nas imediações da igreja paroquial de Freiriz, não faltarão também algumas das mais apreciadas iguarias da gastronomia regional, como manda a boa tradição minhota.

2 e 3: Noites Temáticas
 O centro urbano da Vila do Pico de Regalados volta a fervilhar de vida com dois serões consecutivos recheados de espetáculos culturais. Um cartaz que prima pela diversidade de manifestações artísticas e promete fazer o coração da vila bater com mais força.

9, 10 e 11: Arraial do Melão Casca de Carvalho
O célebre Melão Casca de Carvalho, um dos ícones identitários da freguesia de Soutelo e do concelho, dá o mote para três dias de festa e muita animação. A música popular, a gastronomia, a hospitalidade e o ambiente de alegria são a imagem de marca da festa. No entanto, o programa contempla outras iniciativas emblemáticas como o festival de folclore, o passeio de motorizadas e o passeio a cavalo. O recinto localiza-se na zona do Ténis, em Soutelo.

10: Malhada do Centeio (17h00)
O centeio dourado pelo sol chega à eira transportado por um carro de bois. A compasso, os homens embatem violentamente os malhos de madeira contra o cereal disposto no chão, com duas equipas a despique. Entre malhadas, cabe às mulheres reorganizar o centeio e irem apanhando as sementes que se soltam. No final, para fortalecer o corpo e alegrar a alma acaba tudo em volta de uma merenda tradicional (broa, vinho, pataniscas…). Vai ser assim mais uma edição da malhada do centeio, no Lugar do Souto, em Aboim da Nóbrega.

10: Malhada de Tremoços com Broa de Milho (21h30)
A malhada dos tremoços entrou no ano passado na Rota das Colheitas, foi um autêntico sucesso e está de volta à freguesia de Oleiros. Entre malhadas, engaçadas e recolha dos tremoços, espera-se um final de tarde repleto de nostalgia e revivalismo. No recinto, junto à igreja paroquial, também se vão confecionar as tradicionais e deliciosas broas de milho caseiras em forno de lenha.

14 a 18: Arraial do Emigrante – Malhada do Feijão
O mês de agosto traz consigo muitos filhos de Portugal que aproveitam as férias para matar saudades da terra que os viu nascer. Para recebê-los a preceito, a freguesia da Loureira preparou uma festa à beira-rio, no Lugar da Ponte Nova, que dura cinco dias consecutivos. Música, gastronomia, tradição e muita animação num evento que inclui a recriação de uma malhada do feijão à moda antiga, em que não vão faltar a indumentária e as alfaias de outrora.

17: Caminhada por Terras de D. João de Aboim (19h00)
O Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega é o ponto de encontro para uma caminhada pela pitoresca zona da Nóbrega. Por locais onde a beleza das paisagens naturais, as marcas da história e os traços genuínos do mundo rural encantam os visitantes.

24 e 25: Saborear Lanhas
Quem aprecia um bom prato de arroz de feijão ‘malandro’ com pataniscas acabadinhas de fazer não vai querer deixar escapar esta iniciativa. Um dos mais apreciados pratos da cozinha tradicional do Minho transporta-nos aos genuínos sabores locais. A iniciativa decorre nas imediações da Capela de S. Geraldo.

30, 31 ago e 1 set: Agridoce-Feira de Agricultura e Doçaria
A doçaria caseira, os produtos frescos do campo, o artesanato, o cortejo, a recriação de práticas agrícolas tradicionais… À medida que a noite vai caindo, a animação levanta-se, impulsionada pelos ritmos alegres da música popular. Não faltam bons motivos para uma visita a Cabanelas por altura da Agridoce. 

Comentários

Mensagens populares