Rota 2017

A VIII edição de Na Rota das Colheitas apresenta novidades. Uma densa e intensa programação feita para ‘matar saudades’ de práticas relegadas e tradições quase perdidas. Também um mergulho na cultura e sabedoria ancestrais, mostrando às novas gerações ‘como se fazia antigamente’. Conheçam o Programa Completo e os números desta edição:

               
práticas agrícolas

4 feiras agrícolas

4 festas de colheitas e arraiais

14 iniciativas gastronómicas

4 eventos culturais

4 actividades desportivas e de natureza

19 freguesias envolvidas







Uma emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota!


De agosto a novembro, o coração do Minho palpita de forma galopante com dezenas de iniciativas que prometem levar os participantes numa emocionante viagem à descoberta da genuína tradição minhota. A desfolhada do milho e a malhada do centeio, a espadelada do linho e a pisada das uvas, o vestuário de época e as alfaias agrícolas, as merendas fartas e a alegria da música popular. Nenhum pormenor é deixado ao acaso, para garantir recriações fieis que vão levar vilaverdenses e visitantes a sentir e experimentar os hábitos e costumes da cultura popular do Minho.

Tudo isto e muito mais na VIII edição da programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que se desdobra em dezenas de iniciativas. Os arraiais à boa moda do Minho, as festas e romarias, as iniciativas de índole gastronómica, os espetáculos musicais e a beleza das paisagens verdejantes são outros dos grandes atrativos de uma iniciativa que vai percorrer várias freguesias do Concelho, colocando também em evidência a riqueza da cultura popular e a excelência do património natural e edificado. Inúmeros motivos para visitar Vila Verde, onde pode viver experiências únicas e inesquecíveis.

No total, são mais de três dezenas de iniciativas, num autêntico hino ao mundo rural, em que os sabores e saberes herdados são transmitidos às gerações mais jovens, perpetuando-os no tempo e nas nossas memórias, mantendo bem viva a idiossincrasia da cultura popular do Minho. Cada evento transporta um pouco da genuína alma vilaverdense. O sucesso das últimas edições faz com que a programação integre atualmente dezanove freguesias e mais de trinta atividades. Um programa vasto e alargado que atinge o apogeu na ‘Festa das Colheitas – XXVI Mostra de Produtos Regionais’. Durante cinco dias consecutivos, a sede do concelho acolhe uma mostra do melhor que Vila Verde e a região têm para oferecer.

A programação turístico-cultural ‘Na Rota das Colheitas’ é organizada pelo Município de Vila Verde em colaboração com um vasto leque de atores regionais, nomeadamente, Juntas e Uniões de Freguesia, Associações Culturais, Agentes Turísticos, Comércio Local e diversas Instituições. Uma conjugação de esforços e vontades que se tem revelado extremamente profícua no desenvolvimento de um programa que assume já um lugar de relevo na agenda nacional, atraindo todos os anos milhares de visitantes e contribuindo de forma categórica para a valorização da cultura, a dinamização da economia e a promoção do território.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.

Na Rota das Colheitas 2017