Rota 2018

Este ano, o evento Na Rota das Colheitas consagra a IX edição. A densa e vasta programação turística-cultural permanece e proporciona a todos vilaverdenses e visitantes a oportunidade de estar por perto das tradições do mundo rural. É uma viagem pelo tempo, em que a cultura e a sabedoria ancestrais prevalecem e as gerações se cruzam. Conheça o programa completo e os números desta edição:

               

PROGRAMAÇÃO TURÍSTICO-CULTURAL

           39 iniciativas
     23 freguesias envolvidas
     14  iniciativas gastronómicas
     6 Práticas agrícolas
     7 atividades desportivas
     5 Festas de colheitas e arraiais
     4 eventos culturais
     3 feiras agrícolas
               
            
            



Um hino aos genuínos sabores e saberes do mundo rural

Tradição é a palavra de ordem. O concelho de Vila Verde recebe de braços abertos a 9ª edição de um dos maiores eventos turístico-culturais da região do Minho – Na Rota das Colheitas. São quatro meses consecutivos com dezenas de iniciativas de divulgação dos hábitos e costumes ancestrais, que prometem atrair e animar vilaverdenses e visitantes dos mais diversos pontos do país.

Este ano realiza-se a IX edição, que se estende do primeiro fim de semana de agosto ao último de novembro. E não faltam motivos de interesse. As recriações fiéis de práticas agrícolas ancestrais, a excelência da gastronomia local, a animação dos espetáculos musicais e as belas paisagens naturais nas atividades de desporto e natureza são apenas alguns dos inúmeros atrativos do programa. Não faltam motivos para uma visita ao coração do Minho.

Uma história robusta em tradições que são transmitidas às gerações mais jovens durante a desfolhada do milho, a espadelada do linho, a malhada do centeio, entre outras atividades recriadas de forma fiel, em que não faltam também as vestimentas da época, as alfaias agrícolas e a alegria da música popular. E, sendo Vila Verde um lugar conhecido pela boa hospitalidade das suas gentes, os visitantes não poderão deixar passar a oportunidade de usufruir dos descontos e condições especiais de alojamento.

Um programa cultural denso e arrojado que fica completo com um leque alargado de arraiais, festas e romarias à boa moda do Minho, sem esquecer a riqueza do património natural e edificado. Uma oportunidade soberana para sentir a imensa riqueza da cultura popular e viver experiências ímpares que tão cedo não sairão da memória dos participantes.

As festividades ganham maior expressão no início do mês de outubro através da iniciativa rainha da Rota, a Festa das Colheitas. Durante cinco dias consecutivos, o Campo da Feira recebe inúmeras atividades de celebração da cultura popular, que vão levar os participantes numa autêntica viagem pelo tempo.

A organização fica a cargo do Município de Vila Verde, em colaboração com várias entidades regionais, juntas e uniões de freguesia, associações, agentes turísticos, comércio local e instituições. Um esforço conjunto desenvolvido com o intuito de preservar e divulgar a genuína tradição local, dinamizar a economia e promover as respetivas freguesias a nível regional e nacional.

Comentários

Mensagens populares