Agridoce promove Cabanelas pela positiva





A VII edição da feira de agricultura e doçaria Agridoce, realizada na freguesia de Cabanelas, encerrou com uma tarde de desgarrada e folclore, juntando centenas de pessoas no largo da Igreja, recinto onde também se realizou a feira. "Mais uma vez o saldo foi positivo" referiu o presidente da Junta de Freguesia de Cabanelas, António Esquível, num evento que integrou o calendário da programação Na Rota das Colheitas, dinamizado pelo Município de Vila Verde.

A freguesia de Cabanelas voltou a unir-se para realizar, a custo praticamente zero, nova edição da Agridoce, a feira que pomove a produção e indústria locais, e a venda de produtos a favor da paróquia. Nos últimos anos essa ajuda tem-se convertido em assinaláveis melhorias na Igreja, centro paroquial e acessos.



"A noite de sexta juntou muita gente e o sábado foi uma enchente todo o dia, muito positivo. No domingo resolvemos encerrar a Agridoce desta forma, com alegria", referiu António Esquível. O domingo terminou com os cantares ao desafio proporcionados pela dupla Miguel Costa e Marta, seguidos das atuações dos Ranchos Folclóricos de Sta. Eulália de Cabanelas e de S. Martinho de Moure.






Apesar de as vendas se ressentirem da menor adesão e menor poder de compra de visitantes, justificados, segundo António Esquível, "pela situação de contenção atual do país", o autarca realça que "a juventude está a aderir cada vez mais à organização da Agridoce". "Este ano tivemos pela primeira vez o contributo do Grupo de Jovens de Cabanelas, a quem agradecemos terem-se juntado a nós", acrescentou.


Os produtos caseiros, a produção hortofrutícola, o artesanato, o vinho doce e a broa quente com sardinhas ou chouriça foram alguns dos destaques da feira, a que se juntaram as tasquinhas, sempre com convivas à mesa. Os apontamentos de animação foram garantidos pelos cabeçudos de Cabanelas e por bombons tocados por um grupo de crianças.






A feira Agridoce foi ainda visitada pelo presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, que manifestou a sua satisfação em mais uma edição de um evento que bem conhece. "Este é um dos eventos mais importantes para a freguesia, pois para além de ser prova do voluntarismo da população em torno da paróquia, é uma forma de promover e escoar a sua produção, contribuindo para economia local e promoção da freguesia na região", comentou o autarca vilaverdense que visitou todos os stands da gridoce.



Em 2014, a Agridoce poderá já contar com uma comissão de festas na sua organização, permitindo ao evento progredir e tornar-se uma referência nesta região.


Comentários