Inauguração este sábado: Museu do Linho em Marrancos
A par da recriação da Espadelada do Linho, este sábado vai assinalar-se mais um momento notável da cultura em Vila Verde, com a inauguração do Museu do Linho, um dos poucos existentes no país. A criação deste museu foi anunciada há dois anos, determinando desde logo como sede a extinta escola primária de Marrancos, uma estrutura simpática e em ótimo estado de conservação para acolher este novo polo da cultura, em Vila Verde.
A antiga escola de Marrancos serviu desde logo para que o principal impulsionador da criação do Museu, o presidente da ACRM, Abílio Ferreira, pudesse expor condignamente as ferramentas, artefactos, tecidos, trajes, peças de vestuário e casa e fotografias que foi colecionando ao longo de décadas, como profundo conhecedor e fascinado pela essência da ruralidade. No ano passado já foi possível visitar o espólio reunido nesta estrutura.
Este Museu do Linho, para além da coleção de Abílio Ferreira contou ainda com a colaboração da comunidade local e de outras freguesias do concelho, de pessoas que cederam outros adereços, compondo o rico acervo exibido, de agora em diante, neste novo Museu do Linho.
A par da ACRM, o município de Vila Verde e a junta de freguesia de Marrancos incluiram uma componente tecnológica interpretativa do ciclo do linho, adicionando suportes informáticos e multimédia, com a exibição de vídeos e fotografias ilustrativas das práticas e de outros tempos. O Museu do Linho está assim vocacionado a receber todos os tipos de visitantes, em especial a comunidade escolar.
Comentários
Enviar um comentário
Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.