Matar saudades de um bom caldo do pote...



Os sabores dos caldos feitos à moda antiga, em potes de ferro de três pernas sobre o lume, vão ser recriados este sábado, 21 de setembro, na freguesia de Sabariz, junto à sede da Junta, na segunda edição da Festa do Caldo do Pote.

Cerca de duas dezenas de voluntários da Associação Popular de Sabariz, a que se vão juntar voluntários de outras freguesias do Vale do Homem, vão confecionar, a partir das 15:00, outros tantos caldos. Os ingredientes utilizados provêm essencialmente da terra: Couve, repolho, nabos, nabiças e os mais variados feijões, sem esquecer as carnes campestres, incluindo ainda a farinha e batata esmagada à colher, como se fazia antigamente.

Em algumas horas começa o ar a ficar pulverizado pelos aromas suculentos de um Caldo Berde, um Caldo Campestre, à Lavrador, da Pedra, Galinha, Rojoada, Domingo de Ramos, Couve Galega com Feijão e até de bacalhau... estes são alguns dos mais de 20 que vão ser confecionados ao longo da tarde, ao ar livre. No total, deverão ser confecionados mais de 600 litros de caldo, em potes cujos tamanhos variam entre os 10 e os 50 litros. Às 18:00 começarão a ser servidos!

A troco de três moedas adquire-se o kit que dá a oportunidade de provar todos os caldos e ainda pataniscas fritas na hora. O kit fornece uma tigela de barro personalizada com o nome do evento, colher, guardanapo, um 'naco' de broa e senha para a bebida.

Este ano, o evento vai incluir uma pequena feira com a venda de produtos hortofrutículas, cultivados e comercializados na hora por agricultores locais.

“É uma festa aberta ao público em geral, por isso não sabemos nunca quantos virão. Estamos prontos para receber mil pessoas”, adianta o presidente da Junta, Fernando Simões Silva, sublinhando o sucesso da Festa do Caldo Pote, com grande adesão popular e que tem servido de estímulo à recuperação da tradição de cozinhar nos potes de ferro e com lume a lenha.

“Não há dúvida que o caldo feito no pote, com o lume a lenha, tem outro sabor, é único”, assegura Fernando Simões Silva. E garante que é um sabor apreciado por gente dos diferentes estratos sociais, das mais diversas origens e de todas as idades, com especial destaque para os mais novos.

Festa Caldo do Pote: Galeria de Fotos 2012

Comentários