Sabores da Terra, Escariz S. Mamede: Igreja volta a abrir no próximo fim de semana para apreciar arranjos



No próximo fim de semana 19 e 20 de outubro, a Igreja da paróquia de Escariz S. Mamede vai voltar a abrir a suas portas com o objetivo de permitir que a decoração singular do interior da Igreja possa ser apreciada pelos visitantes que não tiveram oportunidade de o fazer durante a iniciativa 'Sabores da Terra', a 12 e 13 de Outubro. A medida foi anunciada pela Junta de Freguesia de Escariz S. Mamede com o total apoio da paróquia local, uma forma de compensar o esforço de quem realizou os arranjos espantosos feitos de frutos e legumes desta época.

Sábado de tarde (19) e domingo todo o dia (20), a Igreja de Escariz S. Mamede vai voltar a abrir as suas portas aos visitantes, à semelhança deste último fim de semana em que a freguesia dinamizou pelo quarto ano a iniciativa Sabores da Terra - Gastronomia Local, inserida na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas.

As más condições climatéricas são um dos motivos - mas não o prinicipal - a motivar esta decisão. Segundo Adelino Machado, autarca local, "esta ação é uma forma de divulgar positivamente o esforço e dedicação de quem se dedica a preservar uma das mais belas tradições do concelho, inserida nesta Rota, e que todos os anos atrai visitantes novos que ficam maravilhados com a decoração da nossa igreja".

Este ano a decoração foi caprichada com a inserção de elementos que recriam quadros do quotidiano rural, como uma mesa de refeições, uma masseira de tranformação de farinha em pão, pipas de guardar vinho e potes de ferro de três pernas, de ir à lareira para confecionar o caldo.

A chuva foi inconveniente, porém não estragou um evento que cresce ano após anos. Pelo recinto da Sabores da Terra, ao lado da Igreja, terão passado mais de um milhar e meio de pessoas no conjunto dos dois dias.

No domingo, apesar da copiosa chuva que caiu sobre o recinto praticamente todo o dia, subiram ao palco para participarem no encontro de concertinas, cerca de 20 grupos, número confirmado pelo presidente da Junta de Escariz S. Mamede. "Vieram de todo o norte, o mais longinquo veio de Vila Nova de Gaia, e de concelhos vizinhos como Barcelos, Vieira do Minho, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Viana do Castelo,...", enumerou Adelino Machado.

Também em relação às vendas, o evento correu muito bem: "este ano as receitas foram superiores ao ano passado, na soma da tasquinha e da feirinha, segundo me informaram as senhoras da venda de produtos", anunciou o autarca. "Vendeu-se quase tudo, inclusive todos os galos, cerca de 30", acrescentou o presidente da freguesia, referindo que as receitas vão ser a plicadas na "continuidade das obras da capela mortuária, que está praticamente concluída, e também para melhorar o adro da igreja".

Adelino Machado revelou que o próximo passo é "criar melhores as condições para as próximas edições da Sabores da Terra, nomeadamente o piso e construir uns assadores". "Sabemos que há visitantes que já incluem anualmente este evento na sua agenda e por isso temos a obrigação de lhes proporcionar melhores condições para que este evento continue a crescer", concluiu o presidente da junta, antevendo um crescimento qualitativo da Sabores da Terra nos próximos anos.










Fotos gentilmente cedidas pela organização

Comentários

  1. Parabens!a todo o povo de Escariz S. Mamede que fizeram todo este esforço espetacular,e muito belo , claro tambem para o presidente! Um Abraço :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos o comentário e as suas palavras.

      a organização,
      Na Rota das Colheitas

      Eliminar

Enviar um comentário

Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.