IIª Festa das Colheitas de Prado: 3000 pessoas e 10 mil de receita


A segunda edição da Festa das Colheitas de Vila de Prado, que aconteceu este fim de semana 12 e 13 de outubro, foi um sucesso, apesar do condicionalismo da chuva. Contando com cerca de 3000 visitantes, este evento distinguiu-se acima de tudo pela dádiva dos paroquianos pradenses. Graças às oferendas e licitações do leilão realizadas no domingo, o evento rendeu 10 mil euros, receita que vai ser aplicada na requalificação da cripta da nova igreja, destinada a receber as crianças e adolescentes da catequese desta paróquia.

Este foi o segundo ano que a freguesia de Vila de Prado realizou uma festa das colheitas. Com organização da paróquia de Santa Maria de Prado, através do seu pároco João Correia, o objetivo era angariar receitas para incrementar o equipamento eucarístico. "No ano passado conseguimos concretizar a prmeira edição quase que 'do dia para a noite'. Foi três semanas antes da sua organização. Este ano, decidimos aderir à Rota das Colheitas e integrar este evento e notamos os resultados" referiu o padre João Correia, dando início ao balanço da segunda edição.


"Apesar de muitas ideias terem transitado da edição inaugural, como a desfolhada noturna, depois da eucaristica, destaco este ano uma novidade: o cortejo das oferendas", começou por referir o pároco João Correia. Apesar das condições climatéricas não terem sido favoráveis, o cortejo das oferendas realizou-se e destacou-se na freguesia: "abriu com um desfile de automóveis antigos, cerca de 5 viaturas, seguindo-se um dos grupos folclóricoa da greguesia, o da Casa do Povo. Depois uma série de viaturas alegóricas e decoradas com oferendas várias e as crianças da catequese, cerca de 100, acompanhadas dos respetivos familiares e catequistas. Depois, seguiu o outro rancho da frequesia, o da associação etnográfica, terminando com as viaturas maiores como carrinhas, camiões, com as mais variadas dádivas, desde as hortofrutículas, passando por animais, até madeiras, prontas a queimar e outras em bruto. Houve inclusivamente a dádivada de um camião de brita!", realçou João Correia, um pároco extremamente considerado pela população, capaz de cativar os pradenses a participar de forma generosa nas iniciativas que dinamiza.

Todas as dádivas foram incluídas no leilão do Bazar. "Eram tantas e foram tão generosas a licitações finais que conseguimos uma receita muito generosa: cerca de uma dezena de milhar de euros", esclareceu o pe. João Correia.

O leilão, que por razões climatéricas não pode ser realizado no mesmo local do ano passado, aconteceu numa antiga escola ao lado da igreja. "Não obstante ter corrido muito bem, as oferendas foram tantas que não conseguimos leiloar todos os produtos e artigos. Por isso estamos apensar proximamente dar continuidade ao bazar ou abrir o espaço à comunidade para que possa avaliar o que restou e adquirir alguns bens", acrescentou o pároco.

As receitas obtidas têm uma finalidade específica: "Vão servir para requalificar os fundos da igreja, o que chamamos a cripta, primeiramente pensada para receber os meninos da catequese. Contudo, por deficiências na construção, o espaço foi-se degradando ao longo dos anos e atualmente não apresenta quaisquer condições de utilização.É necessário intervir e criar essas condições para que as nossas crianças e adolescentes possam receber a catequete condignamente", justificou o padre da paróquia de Santa Maria de Prado.

A Festa das Colheitas é apenas uma das ações implementadas pela paróquia pradense ao longo do ano, com a finalidade de melhorar os equipamentos religiosos locais.






Fotos gentilmente cedidas pela organização.

Comentários