Feiras Novas animadas, na Vila de Pico de Regalados




As Feiras Novas da Vila de Pico de Regalados, em Vila Verde, viveram-se em clima de grande euforia, em especial no fim de semana de 9 e 10 de novembro, apesar da ligeira quebra de público, com um programa totalmente criado para o povo desfrutar do que é mais tradicional. Esta é uma das mais antigas festas rurais do concelho de Vila Verde, integrando a programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, dinamizada pelo Município de Vila Verde.

Mais uma vez organizadas pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Pico de Regalados, com o apoio da Junta de Freguesia local e do Município de Vila Verde, as Feiras Novas 2013 estenderam-se por três dias, tendo o fim de semana concentrado maior atenção e adesão do povo.


O sábado, apesar de chuvoso, contou com a realização da corrida de cavalos Passo Travado, em pleno recinto do campo da feira, em simultâneo com a Feira Franca e Tradicional. Ainda antes de anoitecer começaram os cantares ao desafio, que aqueceu os ânimos junto com as castanhas assadas, que nesta tarde foram a combinação perfeita.

Nas tasquinhas a alegria fazia-se à mesa, entre o churrasco, a broa e outros petiscos, regados com vinho verde produzido na freguesia. A animação continuou pela noite adentro, junto ao palco, com a atuação de dois Ranchos folclóricos: o da freguesia de Pico de Regalados e o grupo convidado, de Prado Santa Maria.

O domingo amanheceu soalheiro. Após a homilia matinal, a feira ganhou relevo e atraiu as hostes dos visitantes, numa tarde que seria dominada pelo Festival de Música da Rádio Voz do Neiva, com a atuação de dezenas de artistas. 

Na feira, para além de vestuário e calcado, destacavam-se os produtos agrícolas e artesanais, como o mel, os enchidos, a fruta e os legumes, os doces festeiros e, claro está, as castanhas assadas.

Apesar da quebra de adesão de público registada este ano, os que vieram às Feiras Novas de Pico de Regalados trouxeram o espírito festeiro e tornaram esta edição mais uma vez memorável. Pico de Regalados continua a ser uma referências nos ancestrais festejos rurais.

Comentários