Matança da Ceba: Tradição recriada nos moldes dos tempos modernos
A Matança da Ceba foi recriada este sábado
(16 nov.)
, na freguesia de Lage, seguindo a tradição de centenas de anos, mas adaptada aos tempos modernos, ou seja, "infligindo a menor dor posssível ao animal". Hoje vai consumir-se a porca, numa mega rejoada que terá lugar, a partir das 13:00, na sede da Junta de freguesia local. Esta é mais uma iniciativa inserida no âmbito da programação Na Rota das Colheitas.
A matança da Ceba, que ontem teve lugar no lugar de Goja, em Lage, foi realizada seguindo a tradição de séculos, numa freguesia historicamente ligada à industria das carnes. O animal foi 'sangrado' como diz a tradição
,
ao cair da tarde, com tempo bastante frio, condições ideais que recriam tempos passados em que o porco alimentava uma família inteira durante o inverno e onde do seu corpo tudo se aproveitava.
Contudo, a era moderna possibilita proporcionar condições para que o animal não sofra como antigamente. A veterinária municipal, Dra. Maria Antónia Fernandes, que desde a primeira edição está presente nesta atividade, para assegurar que a mesma é concretizada dentro dos trâmites higienosanitários legais, também tem por missão precaver esse aspecto.
"Só faria sentido recriar atualmente esta tradição dentro destes moldes. Não se adultera a mesma. Apenas nos asseguramos que a mesma é cumprida dispondo dos meios atuais para que o animal não seja sujeito a um sofrimento desnecessário", defende a técnica municipal.
Esta garantia é assegurada através do método utilizado: antes de sangrado, o animal é sujeito a uma descarga elétrica que o atordoa e adormece. Desta forma assegura-se que ele não sinta o sofrimento a que estaria sujeito caso a milenar técnica do sangramento fosse feita a 'sangue frio'.
A esta prática assistiram mais de meia centena de pessoas, entre elas a vereadora da cultura, educação e ação social, Dra. Júlia Fernandes, que ainda presenciou o desmanche do animal, precedido pela queima do pêlo e a cora da pel
e
, com palha, como é tradição. À chegada da noite, os convivas, que ao longo da atividade iam trocando memórias sobre tempos idos, foram convidados a servir-se de rojões e pataniscas no pão, também uma tradição rural.
Galeria de fotos: Matança da Ceba 2013
Comentários
Enviar um comentário
Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.