V Arraial do Melão: chuva não estraga edição, com grande procura do fruto!



A quinta edição do Arraial do Melão, em Soutelo, foi ‘ensombrada’ pelo mau tempo, mas a animação não foi menor. Uma noite de sábado apoteótica e uma procura surpreendente do Melão Casca de Carvalho fazem com que, mesmo assim, este arraial tenha sido “um sucesso”. Repensar o evento é uma prioridade para a organização, “face ao crescimento e à incapacidade de dar resposta a todos os pedidos”, referiu o presidente da junta, Filipe Silva, apontando para o enorme crescimento desta festa e da promoção do Melão.

A chuva foi a nota dominante nas condições climatéricas que se abateram sobre Vila Verde, neste fim-de-semana escolhido para realizar a Festa do Melão e a receção ao emigrante, na freguesia de Soutelo.

Pelo quinto ano consecutivo, o Arraial do Melão promoveu a espécie autóctone da freguesia e registou, novamente, um crescimento na procura deste fruto. Tanto, que o presidente da junta de Freguesia, Filipe Silva, e principal impulsionador da equipa de voluntários que trabalham neste Arraial, equaciona escolher outro espaço para a realização da Festa. “Temos que reunir, logo em setembro, para começar a trabalhar no sexto Arraial e procurar alternativas, em termos de organização de trabalho ou mesmo outro espaço”, referiu Filipe Silva. A imprevisibilidade climatérica e a grande procura gastronómica são dois dos motivos evocados: “Os verões, como se vê, já não são o que eram e também as condições para que os voluntários consigam dar resposta aos pedidos da parte da cozinha começam a não ser as ideais, por mais que nos organizemos”.

Segundo o produtor de melões de Soutelo, João Silva, “a colheita deste ano é menor mas com mais qualidade”, o que faz com que os Melões Casca de Carvalho estejam a ter muita procura. “Os melões de primeira estamos a vendê-los a cinco euros o quilo e os de segunda, a quatro euros, preços ajustados pelos produtores”, esclareceu o autarca de Soutelo. Até meio da tarde de domingo já tinham sido vendidos “cento e tal”.

Relativamente ao principal objetivo, que motivou a criação deste Arraial há cinco anos - a promoção do Melão Casca de Carvalho - Filipe Silva afirmou que tem vindo a ser cumprido com sucesso e que começa a ver-se os resultados: “Há novos produtores de Melão na região, isto porque os mais velhos vão passando o saber empírico que possuem sobre esta produção”, salientou Filipe Silva. “É dentro das próprias famílias que se faz a formação. Os mais novos ganham gosto por esta cultura, que é melindrosa e exige muitos cuidados, como sabemos. Por isso nunca será uma produção extensiva, o que faz do Melão Casca de Carvalho um produto gourmet”, explicou.


A Festa fez-se com chuva


Mesmo com chuva, fez-se a festa do melão, em especial na noite de sábado, que contou com as atuações de dois artistas de estilos muito distintos, a fadista Isilda Miranda e o cantor pop Miguel Oliveira, que ‘encheram a casa’.

No domingo, o passeio matinal a cavalo pela freguesia, o folclore e a zumba preencheram o dia chuvoso que foi encerrado pela atuação do grupo Life.

Comentários