Desfolhada e malhada do milho com documentário em Oriz S. Miguel
Este sábado, 4 de outubro, vai desfolhar-se e malhar-se o milho, na Casa dos Carvalhais em Oriz S. Miguel, enquanto se coze a broa, assistindo ao filme ‘Alto do Minho’. No dia seguinte os fãs de BTT têm uma proposta aliciante: fazer o Trilho Nascente do Neiva, duas atividades inseridas Na Rota das Colheitas.
A Casa dos Carvalhais, em Oriz S. Miguel, concelho de Vila Verde, vai abrir este sábado, a partir das 15:00, as suas portas para realizar a atividade da Desfolhada e da Malhada do Milho.
A secular quinta vai enriquecer a atividade com a confeção de broa caseira de milho. No final da atividade, por voltas das 20:00, vai ser exibida o documentário ‘Alto do Minho’, da autoria de Miguel Filgueiras, na capela da casa, dedicada a Santo António.
‘Alto do Minho’ é um documentário etnográfico de autor, realizado em 2012 para o Museu do Traje de Viana do Castelo, que aborda a identidade cultural das gentes do Minho. Premiado com o Galo Dourado na categoria Turismo Rural, no Art & Tur - Festival Internacional de Filmes de Turismo 2012, Barcelos, foi selecionado para vários festivais internacionais: Trento Film Festival (Itália), Göttingen International Ethnographic Film Festival (Alemanha), Worldfilm (Estónia), FIFEQ (Canadá), Ethnofilm (Croácia), Ethnocineca (Áustria), FAS 2013 (Finlândia), Cine-Scapes (Letónia), NAFA - Bilbau (Espanha) e Margaret Mead (EUA). Mais do que um documentário, ‘Alto do Minho’ é uma impressão. Parte de terras baixas para a época alta, para mostrar diversos matizes. O antes e o depois, onde o profano se confunde com a fé, como o passado com a atualidade.
A exibição deste filme encerra uma atividade que promete deixar gravadas imagens impactantes nos participantes desta desfolhada e na malhada do milho, executada pelas gentes da união de freguesias de Oriz S. Miguel e Oriz S. Marinha, com organização da Associação de Freguesias de Vale do homem e o apoio da Casa dos Carvalhais, um cenário de sonho.
Atualmente dedicada ao turismo rural, na modalidade de Casa de Campo, a Casa dos Carvalhais foi construída no sec. XVIII e recuperada há cerca de 10 anos com o objetivo de transformar-se em alojamento em espaço rural.
A quinta agrícola, situada numa zona de carvalhos, é composta por duas casas, uma capela erigida a Santo António, de estilo neoclássico, distinguida com valor histórico e cultural relevantes pela Direção Geral do Turismo de Portugal, ainda espigueiro, sequeira e piscina, para além de áreas de lazer e de um hectare de área agrícola privada.
No dia seguinte realiza-se a quarta edição dos Trilhos Nascente do Neiva em BTT, atividade organizada pelo Grupo Desportivo e recreativo de Marrancos. Aproximadamente 35km vai ser proposto aos BTTistas, numa prova de dificuldade média e que vai premiar a participação do grupo mais numeroso, sem que ninguém regresse a casa sem lembrança, uma t-shirt personalizada. A concentração está marcada para o Campo de Jogos da Sra. da Guia, em Marrancos.
Sabores da Terra, Escariz S. Mamede – Nova data
O evento Sabores da Terra, organizado pela União de Freguesias de Escariz S. Mamede e Escariz S. Martinho, inicialmente agendado para o fim-de-semana de 11 e 12 de outubro, tem nova data e vai acontecer, a 18 e 19 de outubro, no local previsto, o largo da igreja da freguesia de Escariz S. Mamede.
Comentários
Enviar um comentário
Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.