Desafios e seus Fundamentos - nomes que vão subir ao palco este domingo



Mais de três dezenas de cantadores/eiras ao desafio do Minho e do País (ver lista abaixo) vão tornar “VILA VERDE CAPITAL DOS CANTARES AO DESAFIO” no próximo domingo, dia 30 de Novembro. A Praça de Santo António, centro nevrálgico de Vila Verde, vai acolher a maior concentração de intérpretes dos cantares ao Desafio, vulgo desgarradas, do País. Em palco, vão desafiar-se os nomes maiores da actualidade, em homenagem àquela arte popular que atrai milhares de pessoas e que encanta desde que concertina entoa os primeiros acordes à destreza daqueles e daquelas que conseguem – em quadras simples “pontuadas” de alguma “pimenta” – prender a atenção de quem assiste. Vai encerrar em grande mais uma edição da iniciativa “Na Rota das Colheitas Vila Verde-2014”, em fim-de-semana gastronómico, com uma “Maratona de Cantares ao Desafio”.


Esta acção integra-se no projecto “Cantares ao Desafio – os seus fundamentos”, que abarca todo o próximo fim-de-semana, dias 29 e 30 de Novembro. No dia 29, será realizado um Fórum (17h00/19h00 – Auditório EPATV) de discussão sobre os tradicionais cantares ao desafio – desde as suas origens, os cantadores/cantadeiras e os instrumentos populares associados – que culminará com a exibição de um documentário sobre o tema genérico “Desafios”, realizado por Carlos Eduardo Viana para a RTP e Museu do Traje de Viana do Castelo (21h00 – Auditório EPATV). No dia seguinte, a festa popular, os artistas do desafio e da desgarrada (com concertinas e castanholas) vão entrar no Palco instalado na Praça de Santo António, numa “Maratona de Cantares ao Desafio”, onde estarão presentes os maiores e melhores executantes da arte popularmente celebrizada por Desgarradas. “Desafios – os seus Fundamentos” é um evento com chancela Alive-Grupo Ideia5, com co-organização da Câmara Municipal de Vila Verde e apoio da EPATV. 


MARATONA CANTARES AO DESAFIO / PRESENÇAS
Homenagem pública a Cunha de Vila Verde e Peta de Freiriz

Toda esta acção terá como grande objectivo «promover o canto tradicional (o desafio ou desgarrada), muito peculiares no concelho e na Região do Minho» é um dos objectivos traçados para esta acção, que pretende ainda «abordar - de uma forma mais académica - as origens e todas as vertentes ligadas aos cantares ao desafio, das quadras, o improviso, os instrumentos, entre outros». Em paralelo, pretende «prestar tributo público aos cantadores e cantadeiras do País, mormente daqueles que se distinguiram nos primeiros tempos em que esta arte popular começou a ganhar expressão na Região». Por fim, a organização pretende «promover uma tarde popular animada de cantares ao desafio/desgarradas, onde todos possam participar e ter o seu momento de participação».  

Para além de todos os grandes nomes dos cantares ao desafio/desgarradas que estarão presentes, esta iniciativa terá como centro de homenagem dois cantadores vilaverdenses “ícones incontornáveis” da arte, Cunha de Vila Verde e Peta de Freiriz.

Estes dois nomes, popularmente celebrizados nas décadas de 70 e 80, continuam a ser referências para as novas gerações de todo o Minho, a par de Marinho e Delfim, da Ponte da Barca, que também marcarão presença no evento.    

Em concreto, vão marcar presença na jornada de Cantares ao Desafio do dia 30 de Novembro, com interpretações ao vivo, os seguintes nomes:

Moreira - Paredes
Irene Passos - Vila do Conde
Cristiana - Ponte da Barca
Irene - Gaia
Sara Cristina - Gaia
Carminda - Arcos de Valdevez
Fininho - Póvoa Lanhoso
Jorge Loureiro – Barcelos
Manuel Silva - Sampriz
Naty Vieira (filha) - Vieira do Minho
Herculano Vieira (pai) - Vieira do Minho
Zé Caxadinha - Ponte de Lima
Soalheira - Famalicão
Peixoto - Braga
Lolita - Vila Verde
Casimiro Fernandes - Vieira do Minho
Loureiro - Barcelos
Gomes - Ponte de Lima
Deolinda Passos - Vila do Conde
Duarte - Póvoa Lanhoso
Hélder Baptista - S. Bento Porta Aberta
Maria Celeste - Ponte da Barca
Ruizinho – Penacova
Sameiro – Braga
Preguinho – Ponte de Lima
Marinho - Ponte da Barca
Sargaceira - Arcos de Valdevez
Ângelo Veloso - Cabanelas (Vila Verde)
Adília – Arouca
(entre outros)

Falta você…fica o convite para se juntar a este “MEGA EVENTO”, domingo, dia 30 de Novembro, entre as 14h00 e as 19h00, na Praça de Santo António, em Vila Verde.

Comentários