Este fim de semana há Matança da Ceba e Rejoada em Lage



No próximo sábado, 15 de novembro, tempos antigos vão ser recordados numa matança da ceba. No dia seguinte, partes do suíno vão ser servidas na rejoada que a junta de freguesia de Lage vai oferecer, este ano com a novidade de um magusto tradicional. Esta é mais uma atividade carismática da Rota das Colheitas de Vila Verde.

A recriação tradicional de mais uma matança do porco – que na freguesia de Lage tem privilegiado cebas – vai ter lugar este sábado, a partir das 17h00, no Lugar de Côja.

Apesar de ser feito nos moldes antigos, recorrendo a um magarefe, o sacrifício do animal não dispensa as condições sanitárias exigidas por lei e para certificar-se que as mesmas são cumpridas, estará presente a médica veterinária do Município de Vila Verde, Dra. Antónia Feio.

A matança é um ritual prolongado que começa pela morte com um golpe no coração e sangria do animal, seguindo-se a cura da pele através de fogo de palha que queima os pelos, escurecendo e enrijecendo o couro. A última etapa, já feita na penumbra da noite, com luz artificial, é a lavagem, corte e remoção das vísceras.

Ao som da música de concertinas e vozes desgarradas, vão ser servidas sopas de cavalo cansado a quem assiste, uma das tradições desta freguesia implementadas na Rota das Colheitas.

A atividade da matança da ceba costuma atrair dezenas de curiosos e muitos fotógrafos amadores, motivados pela raridade da atividade, confinada a esta época do ano.

Para a rejoada de domingo, 16 de novembro, servida à hora de almoço (13h00), a organização garante os lugares de quem participar na atividade do final da tarde de sábado. Mas o autarca Carlos Pedro Castro aconselha a fazer-se inscrições, sob pena de se esgotar as partes do porco e não chegar para toda a gente: “Costumamos assegurar para uma centena, mas se vierem para lá de mais meia ou até duas centenas temos que acautelar-nos”.

À rejoada vai seguir-se um magusto tradicional a prolongar-se pela tarde de fora. Tanto a rejoada como o magusto terão lugar na sede da junta de freguesia de Lage.

Comentários