Festa do Sarrabulho, este fim-de-semana (8 e 9 nov) , em Coucieiro!



A freguesia de Coucieiro (Vila Verde) prepara a Festa do Sarrabulho, a realizar no fim-de-semana de 8 e 9 de novembro. Pela primeira vez a iniciativa integra a programação Na Rota das Colheitas e a organização vai servir o triplo da quantidade para não esgotarem, novamente, no primeiro dia.

Papas de sarrabulho, Rojões, tripas e os acompanhamentos habituais desta iguaria tipicamente minhota vão ser apresentados, a partir das 19h00 deste sábado, 8 de novembro, no salão paroquial de Coucieiro.

Esta é a segunda edição da Festa do Sarrabulho, a iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Coucieiro e o Grupo de Jovens local, de onde vêm os mais de duas dezenas de voluntários que vão participar na confeção e no serviço das papas, no próximo sábado e domingo.

Em 2013, os 80 litros de papas esgotaram logo na primeira noite, tal foi a adesão popular. Este ano, e integrando a iniciativa turístico-cultural do Município de Vila Verde, Na Rota das Colheitas, a organização vai prevenir-se, segundo referiu José Pimentel Silva, autarca de Coucieiro: “Vamos preparar pelo menos o triplo da quantidade. No ano passado não chegaram para as encomendas para fora, para o almoço de domingo”.

O repasto vai ser confecionado, de forma tradicional, por mais de 20 voluntários, pertencentes ao Grupo de Jovens de Coucieiro, que estarão organizados por vários grupos de trabalho. Um porco caseiro servirá para confecionar as papas, os rojões e os acompanhamentos. A isto junta-se as doações de gentes da freguesia como as galinhas e os condimentos. A carne de vaca comprada em talhos e o vinho, de produtores locais, compreendem outras das despesas da iniciativa que a organização conta suprir com a receita dos dois dias.

A Festa do Sarrabulho vai arrancar depois das 18:30, animada um grupo de concertineiros convidados, e vai prolongar-se pela noite fora. No dia seguinte, se houver papas, vão ser servidas ao almoço.

A Festa vai continuar depois das 14:30, com a realização de um magusto típico, acompanhado por alguns pratos de papas e animação contagiante.

Comentários