Iniciativa 'Desafios - Fundamentos' torna Vila Verde Capital dos Cantares ao Desafio no fim-e-semana de 29 e 30 novembro
O projecto “Na Rota das Colheitas”, dinamizado pelo Município de Vila Verde em articulação com diferentes actores locais (juntas de freguesia, associações, comércio local, clubes, empresas, particulares e muitos voluntários), vai encerrar no fim-de-semana de 29 e 30 de Novembro, com o “Fim-de-Semana Gastronómico” em vários restaurantes do concelho e com um projecto de animação artística popular sob o tema genérico "Desafios- os seus Fundamentos!". Em dois dias, 29 e 30 de Novembro, Vila Verde vai ser a capital nacional dos Cantares ao Desafio, vulgo Desgarradas. Domingo, dia 30 de Novembro, destaque para a “Maratona de Cantares ao Desafio”, onde marcarão presença mais de três dezenas dos melhores cantadores/eiras ao desafio do País.
O programa estende-se por todo o próximo fim-de-semana, 29 e 30 de Dezembro. No dia 29, será realizado um Fórum de discussão sobre os tradicionais cantares ao desafio – desde as suas origens, os cantadores/cantadeiras e os instrumentos populares associados – que culminará com a exibição de um documentário sobre o tema genérico “Desafios”, realizado por Carlos Eduardo Viana para a RTP e Museu do Traje de Viana do Castelo.
«Promover o canto tradicional (o desafio ou desgarrada), muito peculiares no concelho e na Região do Minho» é um dos objectivos traçados para esta acção, que pretende ainda «abordar - de uma forma mais académica - as origens e todas as vertentes ligadas aos cantares ao desafio, das quadras, o improviso, os instrumentos, entre outros». Em paralelo, pretende «prestar tributo público aos cantadores e cantadeiras do País, mormente daqueles que se distinguiram nos primeiros tempos em que esta arte popular começou a ganhar expressão na Região». Por fim, a organização pretende «promover uma tarde popular animada de cantares ao desafio/desgarradas, onde todos possam participar e ter o seu momento de participação».
Para além de uma vertente mais popular, evento na praça aberto à participação de alguns dos bons intérpretes dos cantares ao desafio do Minho, no domingo, o evento terá como “âncora” a realização de um Fórum de Debate/Discussão sobre o tema, que encerrará com a exibição do documentário “Desafios” realizado pelo Carlos Eduardo Viana, realizador e produtor.
O Fórum vai realizar-se dia 29 de Novembro, entre as 17h00 e as 19h00, no auditório da EPATV. Marcarão presença alguns especialistas nacionais no estudo das formas artísticas populares e outros ligados ao canto e instrumentos populares do Minho. Marcarão ainda presença alguns intérpretes da arte do desafio, como Augusto Canário, Adília de Arouca, Maria Celeste da Barca, Natividade da Póvoa de Lanhoso, Hélder Batista de Terras de Bouro, Marinho da Barca, entre outros cantadores de destaque.
No dia seguinte, a partir das 14h00, tem lugar um espectáculo ao vivo, uma Maratona de Cantares ao Desafio, onde marcarão presença mais de três dezenas de intérpretes de todo o Minho e de outras Regiões do País onde o Desafio/Desagarrada tem expressão e/ou forte implantação.
Comentários
Enviar um comentário
Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.