Melão Casca de Carvalho e arroz de feijão com pataniscas fizeram as delícias dos visitantes


A boa gastronomia minhota atraiu milhares de visitantes às freguesias de Soutelo e Lanhas durante o primeiro fim de semana Na Rota das Colheitas, de 7 a 9 de agosto. O Arraial do Melão Casca de Carvalho tem o melão como figura de proa, um produto emblemático do concelho de Vila Verde e da Freguesia de Soutelo, que é já um dos ex-líbris vilaverdenses pelo paladar único e inconfundível. Por seu turno, o Saborear Lanhas afigura-se como um autêntico hino a um dos mais afamados pratos da gastronomia minhota, o arroz de feijão com pataniscas, numa iniciativa que se estreou com sucesso Na Rota das Colheitas.


O Melão Casca de Carvalho ‘tem personalidade própria’, com uma textura ímpar e um sabor característico (levemente apimentado) que faz as delícias de vilaverdenses e inúmeros visitantes, que se deslocam a Soutelo a partir do mês de julho para adquirirem esta iguaria. “É um produto único que deve ser promovido e valorizado. Temos já a intenção de avançar com a certificação para o valorizar e garantir aos visitantes a qualidade do melão”, avançou o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela. Apesar de o Melão Casca de Carvalho ser o grande atrativo do evento, o arraial tem já uma série de atividades associadas, organizadas com o intuito de enriquecer a festa. A variedade de pratos da gastronomia típica da região, o festival de folclore, a música popular, os torneios de sueca e de petanca, os passeios a cavalo e de motorizadas clássicas são outros dos predicados de uma iniciativa (organizada pela Junta de Freguesia local) que todos os anos leva milhares de pessoas à zona do Ténis, em Soutelo.

Tradição e gastronomia para promover o turismo
Por sua vez, a freguesia de Lanhas recebeu pela primeira vez o Fim de Semana Gastronómico com Arroz de Feijão e Pataniscas – Saborear Lanhas. A mestria das cozinheiras locais revelou-se fundamental para a satisfazer a grande procura do público. “O arroz de feijão com pataniscas é um dos pratos mais tradicionais da região, bastante apreciado pela população em geral”, sublinhou o presidente do Município vilaverdense, vincando que a boa gastronomia é um dos grandes potenciadores do turismo no concelho. “A gastronomia e a tradição permitem-nos dinamizar as pessoas e valorizar o território. Estes predicados enriquecem bastante a Rota das Colheitas e permitem-nos atrair um número cada vez maior de turistas. A aposta tem sido um sucesso”, referiu António Vilela.

O melhor melão do mundo
O presidente da Junta de Freguesia de Soutelo não poupa elogios a um produto que é uma das imagens de marca da freguesia e classifica o Melão Casca de Carvalho como “o melhor melão do mundo”. Filipe Silva sustenta as suas afirmações avançando que o produto se encontra entre os dez frutos mais caros do mundo. “O processo de produção é muito trabalhoso e minucioso. É praticamente uma arte que requer horas de atenção diária por parte do agricultor e um conhecimento muito específico, fundamental para que as colheitas sejam um sucesso”, afirmou o autarca soutelense, acrescentando que a Junta tem na sua posse um documento que vai provar que este melão é originário da freguesia e avançar com o processo de certificação que permitirá garantir ao consumidor “a qualidade e genuinidade do produto”. Filipe Silva aproveitou ainda para deixar o apelo ao tecido empresarial da região para se aliar aos produtores de forma a potenciar o produto e criar alguns derivados, como o sumo, o licor ou as compotas, entre muitas outras potencialidades.

Confraternização à boa moda minhota

A iniciativa Saborear Lanhas, inserida nas Festividades em Honra de S. Geraldo, e teve um início auspicioso. A primeira edição foi um sucesso e no sábado, 8 de agosto, as cozinheiras não tiveram mãos a medir tal foi o número de solicitações por parte do público. “Superou as expectativas. Uma das cozinheiras estava mesmo a dizer que nunca na vida tinha ‘virado tanta massa’ (referindo-se à massa das pataniscas). As pessoas gostaram e aderiram. Também acaba por ser um bom pretexto para juntar os amigos à mesa e proporcionar momentos de convívio aos habitantes locais e aos visitantes”, afirmou Bruno Eiras, membro da Comissão de Festas e presidente da Junta de Freguesia de Lanhas, acrescentando que este evento, inserido Na Rota das Colheitas, vem enriquecer as festividades, tornando-as mais atrativas.

Comentários