Tradição e cultura para celebrar o Dia Mundial do Turismo


O Município de Vila Verde não deixou passar em branco o Dia Mundial do Turismo. Durante as comemorações da efeméride a aposta foi claramente para a tradição e a cultura, dois setores que se têm revelado cruciais na estratégia turística implementada pela Câmara Municipal de Vila Verde.
O fim de semana foi bastante preenchido, com vários eventos de cariz popular e tradicional, os espaços de cultura e lazer estiveram abertos ao público com horários excecionalmente alargados e todos os que passaram pela Loja Interativa de Turismo tiveram ainda direito a uma lembrança especial. A iniciativa, inserida na programação Na Rota das Colheitas, incluiu ainda as celebrações do primeiro aniversário da empresa Chocolate com Pimenta, que tem um leque de produtos incluído na linha Namorar Portugal.

Tradição, cultura e muita animação
O Espaço Namorar Portugal, o Museu do Linho, o Museu de Arte Sacra e o Museu do Brinquedo e da Brincadeira fizeram as delícias dos visitantes, permitindo-lhes mergulhar nas tradições de um povo que tem orgulho nas suas origens, intimamente ligadas aos hábitos e costumes do mundo rural, mas que se desdobra e consegue, em simultâneo, abraçar a o advento da modernidade, acompanhando a evolução dos tempos sem esquecer as suas raízes e o seu passado.
Em simultâneo, decorriam atividades de índole popular noutros três pontos do concelho, a Festa de Sto Isidro (Vila Verde), a Festa das Colheitas de Prado e a Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho. Eventos que aliam a força da tradição à animação musical e ao convívio, sem esquecer as deliciosas iguarias da cozinha regional, predicados que trouxeram a Vila Verde largas centenas de visitantes. Estas iniciativas inserem-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro implementa uma dinâmica extraordinária um pouco por todo o concelho.

Programa rico e variado
As comemorações do Dia Mundial do Turismo incluíram ainda o 1º aniversário da empresa Chocolate com Pimenta, um projeto de empreendedorismo aliado à marca Namorar Portugal que tem resultado em pleno. Durante o serão, os presentes foram brindados com um espetáculo de música ao vivo, uma palestra dirigida pelo mestre chocolateiro Vítor Nunes, coordenador do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, e uma sessão de degustação de chocolate.
A vereadora da Cultura, Júlia Fernandes, parabenizou a Chocolate com Pimenta pela ousadia, audácia e inovação com que encaram o trabalho que desenvolvem. “Neste fim de semana temos um programa muito rico e diversificado, com música popular, boa gastronomia minhota, muita cultura e tradição. Isto faz a riqueza de um povo e a riqueza do nosso concelho”, afirmou Júlia Fernandes, acrescentando que estas iniciativas são, por um lado, um modo de proporcionar aos vilaverdenses momento especiais e, por outro, uma forma de atrair visitantes e promover o território.

Um aniversário recheado de surpresas
Por sua vez, a anfitriã das comemorações do 1º aniversário, Cristina Pimenta, não escondeu que o serão acabou por se tornar uma ocasião duplamente especial. Isto porque, além das celebrações, o momento foi também de reencontros, já que o chef Vítor Nunes foi e mestre que ensinou o nosso mestre vilaverdense. Cristina Pimenta, prosseguiu apresentando o programa para a noite. Após uma apresentação sobre as origens do chocolate, da responsabilidade do mestre Vítor Nunes, houve uma prova de chocolates, casado com Vinho do Porto e vinho maduro.
 De seguida, a atuação musical de Abel Gonçalves, com o padre Sandro como convidado especial, prendeu a atuação dos presentes dia primeiro ao último minuto. Antes do tradicional brinde com espumante, houve ainda tempo para o momento mais emotivo da noite, em que foi apresentado um vídeo recheado de imagens relativas ao percurso do mestre vilaverdense Pedro Sousa.

Comentários