Vasta panóplia de atividades em mais um fim de semana Na Rota das Colheitas


O concelho de Vila Verde está cada vez mais no mapa e a verdade é que não tem sido caso para menos. A dinâmica implementada pelo Município de Vila Verde na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, com a parceria indispensável de diversas instituições vilaverdenses, garante vários motivos de interesse e iniciativas atrativas e diversificadas praticamente todos os fins de semana, de agosto a novembro.
O próximo fim de semana não é exceção e o pulsar genuíno do mundo rural promete fazer-se sentir na agenda cultural da região, com diversos eventos que têm trazido a Vila Verde milhares de visitantes todos os anos. A 25 e 26 de setembro, decorrem as Comemorações do Dia Mundial do Turismo. De 25 a 27,atenções voltadas para a Festa de Sto. Isidro, em Vila Verde, e para Festa das Colheitas de Prado. A 26 e 27, terá lugar a festa das colheitas de Escariz S. Martinho, uma afamada iniciativa que vai já na 15ª edição.

Turismo e colheitas
Os Paços do Concelho preparam-se para acolher, uma vez mais, as comemorações do Dia Mundial do Turismo, uma iniciativa de âmbito turístico e cultural em que se colocam em cima da mesa os predicados que fazem de Vila Verde um destino cada vez mais apetecível para todos os que visitam o nosso país e para o turismo interno. No entanto, as celebrações não decorrem apenas dentro de portas e os principais pontos de interesse cultural e turístico terão algumas surpresas preparadas para o público, que serão desvendadas muito em breve.
No mesmo dia arrancam as festividades em honra de Sto Isidro. Em época de colheitas, o padroeiro dos agricultores é a figura de proa nas celebrações que terão lugar na Carvalhosa, em Vila Verde. Durante três dias, as manifestações religiosas caminham de braço dado com momentos de pura diversão e animação musical. Destaque para as atuações musicais que marcam o serão das três noites, seguidas de sessões de fogo-de-artifício, para as cerimónias religiosas que preenchem o domingo e para o festival de folclore.

Música, gastronomia, tradição e muito mais
A Vila de Prado junta-se à Rota para agradecer à terra o sustento, em três dias recheados de atividade. O evento alia práticas ancestrais à animação musical, ao convívio e à gastronomia tipicamente minhota para dar corpo a um evento que cresce a cada ano que passa. Da matança do porco à tradicional desfolhada do milho, da noite folclore à noite de fados, passando por diversas atuações da ‘prata da casa’, não faltam predicados para dias de animação garantida, em que a tradição volta a cumprir-se em Prado.   

Na Festa das Colheitas de Escariz S. Martinho os quadros de sementes, feitos à mão com a minúcia e destreza dos habitantes locais, assumem-se como a estrela mais cintilante de um evento que todos os anos arrasta um mar de gente a Vila Verde. A freguesia recebe uma autêntica ode à vida no campo, em que os produtos colhidos da terra pelas mãos calejadas dos agricultores, os doces tradicionais e os animais caseiros também assumem um papel de relevo. Destaque ainda para o afamado vinho de maçã, para a feira das colheitas, para o festival de folclore e para o encontro de tocadores de concertina.

Comentários