Rota das Colheitas com fim de semana recheado de atividade



Após dez dias consecutivos de homenagem às raízes da cultura minhota, a Rota das Colheitas continua ‘com o pé no acelerador’. No próximo fim de semana, 24 e 25 de outubro, não faltam iniciativas de índole variada, que vão certamente agradar a vários gostos e feitios. O sabor inconfundível dos produtos caseiros dos Sabores da Terra (Escariz S. Mamede), a força da tradição na Desfolhada e Festival da Broa de Milho (Oriz S. Miguel) e as sobejamente conhecidas Feiras Novas do Pico de Regalados marcam a agenda cultural dos próximos dias em Vila Verde e em toda a região.

A gastronomia regional e os produtos caseiros (vegetais, animais, doçaria…) assumem lugar de proa nos ‘Sabores da Terra’, de Escariz S. Mamede. Como o próprio nome indica, nesta iniciativa os produtos tirados da terra pelas mãos calejadas dos agricultores escarizenses dão o mote para um fim de semana de festa, alegria e convívio. As hostilidades abrem a partir das 15h00 de sábado, com a apresentação ao público dos altares ornamentados com produtos agrícolas e com a abertura da tasquinha de petiscos regionais. Não vão faltar as pataniscas, a bora, o caldo verde e o vinho novo, entre muitas outras iguarias, que prometem fazer as delícias dos visitantes. Mais tarde, pelas 21h30, tem lugar o festival de folclore. A animação continua noite dentro com o DJ Jorge Araújo. No domingo, as atividades começam bem cedo, pelas 09h00, com a eucaristia de graças pelas colheitas, e estendem-se durante todo o dia com a Feira das Colheitas, uma montra privilegiada de produtos e máquinas agrícolas, artesanato, pecuária e gastronomia tradicional. Ao início da tarde o protagonismo vai para a música popular, com um encontro de concertinas marcado para as 14h30.

Festival de Broa e Desfolhada de Milho
A freguesia de Oriz S. Miguel volta, no próximo sábado, pelas 15h00, a recriar uma prática agrícola ancestral. A Desfolhada de Milho tradicional, com os atores locais trajados a rigor e munidos com as alfaias da época, vai transportar os participantes numa autêntica viagem pelas raízes da cultura minhota. A novidade surge no domingo, com o Festival da Broa de Milho. Uma homenagem sentida a um produto praticamente obrigatório nas mesas das casas rurais. Acompanhada com sardinhas ou presunto, vinho verde branco ou tinto, a broa é figura central nas merendas típicas que permitiam aos trabalhadores recuperar energias após um dia árduo na lavoura.

Gado cavalar em destaque

As célebres Feiras Novas do Pico de Regalados já dispensam apresentações. A presença do gado cavalar continua bem viva com o dia de sábado marcado pelas demonstrações de coudelaria e pela famosa corrida de cavalos, que atrai ao concelho largas centenas de visitantes, oriundo de vários pontos do país. No mesmo âmbito, destaque ainda para a exposição de cavalos lusitanos. No entanto, nem só de equídeos vive o certame e não faltam motivos de interesse para todos quantos se deslocarem à vila do Pico de Regalados durante o próximo fim de semana. No primeiro dia o destaque vai para o magusto, a desfolhada, o ‘Jogo do Pau’ e a as rusgas, que garantem a animação musical. No domingo, a feira franca desenrola-se durante todo o dia. Ao início da tarde, mais duas notas de realce, com o desfile etnográfico marcado para as 15h00 e, meia hora mais tarde, é a vez de a música folclórica tomar conta do recinto.

Comentários