Festa do Sarrabulho de Porco Caseiro vai fazer as delícias dos amantes da gastronomia minhota


Os deliciosos sabores da gastronomia minhota vão, no próximo fim de semana (7 e 8 de novembro), ‘tomar de assalto’ a freguesia de Coucieiro, Vila Verde. Um autêntico festim para o palato que tem como estrela principal uma das mais afamadas iguarias da nossa região. A Festa do Sarrabulho ‘de porco caseiro’, prato acompanhado pelo bom vinho verde da região e pela melodia harmoniosa da música popular, vai decorrer nas instalações da sede da Junta de Freguesia local. A iniciativa insere-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Pelas 12h00, de sábado, começam a sair os primeiros pratos de sarrabulho, bem guarnecidos e recheados com os acompanhamentos tradicionais, como os rojões, as tripas e os farinhotes, entre outros. Ao jantar a receita é a mesma, mas a refeição será mais animada, com os tocadores de concertina a espalharem pelo recinto as melodias alegres e contagiantes da ‘rainha do Minho’. No dia seguinte, 8 de novembro, os pratos de sarrabulho voltam a chegar às mesas por volta do meio-dia e a festa continua tarde dentro com um magusto tradicional, em que a fogueira, as castanhas assadas e o convívio generalizado prometem fazer as delícias de miúdos e graúdos.

A organização não deixa créditos por mãos alheias e a cozinha vai ser entregue às mãos de cozinheiros profissionais, oriundos da freguesia e que trabalham em vários pontos do país, que por esta altura regressam à terra que os viu nascer para ajudar a escrever com letras douradas mais uma página da história de Coucieiro e do concelho de Vila Verde. A fama dos sabores minhotos vão chegando cada vez mais longe e atraem bastantes visitantes de toda a região (e não só…). Na edição de 2014, Coucieiro recebeu visitantes de Braga, Porto e Guimarães, entre outras cidades nortenhas, que se renderam aos encantos desta iguaria. Este ano as perspetivas são animadoras e, neste momento, já está reservada uma mesa para um grupo que chega da capital e vem de propósito de Lisboa para provar (e comprovar) a mestria dos cozinheiros vilaverdenses. A organização da iniciativa está a cargo da Junta de Freguesia de Coucieiro, da Comissão de Festa de São João Baptista e da Associação de Amigos de São João Baptista, com o apoio do Município de Vila Verde.

Comentários