Lage volta a cumprir a tradição com Matança da Ceba, Rejoada e Sopas de Cavalo Cansado


A freguesia da Lage recebe, no próximo fim de semana (14 e 15 de novembro), um autêntico festim para o palato, com a rejoada e as sopas de cavalo cansado, a que se junta a recriação de uma prática centenária, a matança da ceba. Com tem sido apanágio na generalidade das iniciativas promovidas no concelho de Vila Verde, modernidade e tradição voltam a caminhar de mãos dadas nesta iniciativa inserida na programação Na Rota das Colheitas. As normas legais vigentes são cumpridas de forma escrupulosa, garantindo que o animal morre sem sofrimento, após receber uma descarga elétrica que o atordoa e adormece, ao contrário do que sucede na prática centenária em que o processo era conduzido a sangue frio. A veterinária municipal acompanha o processo do princípio ao fim, de modo a garantir que são seguidos os trâmites exigidos por lei no que às condições higieno sanitárias diz respeito.

O resto é tudo à moda antiga, como manda a tradição. A atividade arranca ao cair da tarde de sábado, 14 de novembro, pelas 16h30, e prolonga-se até à hora de jantar, numa freguesia com um forte vínculo histórico à indústria das carnes. À medida que o sol se vai pondo e a temperatura ambiente começa a descer ficam reunidas as condições ideais para que no Lugar da Goja se recrie esta prática agrícola nos moldes de antigamente. A palha a arder é utilizada para a queima do pelo e a cora da pele. Depois, é altura do desmanche do animal que outrora alimentava uma família inteira durante grande parte do inverno. No final, haverá uma merenda preparada a preceito para fomentar o convívio entre os presentes e trocar memórias de tempos idos.

No dia seguinte, por volta das 13h00, temos o banquete, com a rejoada e as sopas de cavalo cansado a revelarem-se como o grande atrativo gastronómico. Família e amigos sentados em torno de uma mesa vasta a partilhar histórias enquanto degustam uma das mais célebres iguarias minhotas. A iniciativa pretende fomentar a confraternização entre os participantes, reforçar laços e implementar uma dinâmica especial, num fim de semana em que a freguesia fervilha de vida. O almoço vai decorrer nas instalações da Junta de Freguesia da Lage, entidade organizadora do evento, com inscrição gratuita e obrigatória. Os interessados devem efetuar a sua inscrição de véspera, durante a atividade da ‘matança da ceba’. O convívio continua tarde dentro com um magusto tradicional, organizado pelo agrupamento de escuteiros local.

Comentários