Vila Verde com dezenas de atividades da Rota para enriquecer o fim de semana prolongado!


Vila Verde já fervilha de vida e prepara-se para receber de braços abertos o fim de semana prolongado que se avizinha. Quatro dias (12 a 15 de agosto) com um programa rico e variado, composto por três iniciativas que integram a programação alargada Na Rota das Colheitas do Município de Vila Verde. A Mirtifrutos – Feira Nacional de Pequenos Frutos, em Vila Verde, o Arraial ao Emigrante, com malhada tradicional de feijão, na Loureira, e a animação tradicional, de Parada de Gatim, compõem um programa atrativo em que a gastronomia regional, a música popular, o folclore e outros traços idiossincráticos da cultura minhota aparecem em lugar de destaque.


Às iniciativas mencionadas juntam-se outros predicados, que fazem de Vila Verde um destino de eleição no fim de semana prolongado. A beleza das paisagens naturais, a riqueza do património edificado, as gentes hospitaleiras e os preços especiais de estadia (que estão em vigor de agosto a novembro nos espaços aderentes), com descontos dos 10 aos 50%. Motivos de sobra para conhecer Vila Verde e deixar-se apaixonar pelo encanto das nossas terras e das nossas gentes. Para saber tudo ao pormenor basta aceder a narotadascolheitas.blogsopt.pt. A primeira edição da Mirtifrutos – Feira Nacional de Pequenos Frutos é uma das grandes novidades da edição deste ano da Rota. A Praça de Santo António, em pleno centro da sede do concelho de Vila Verde, prepara-se para receber mais de trinta expositores, entre produtores de pequenos frutos, associações de produtores e produtores de derivados e transformados.

Um setor em amplo crescimento

Para garantir o conforto dos visitantes, o recinto contará também com o serviço de dois bares, uma chocolataria, uma pastelaria e uma roulotte de gelados artesanais, que vão utilizar os pequenos frutos aguçar a criatividade nas respetivas áreas de especialidade. O programa de três dias inclui ainda momentos culturais, com folclore, música popular e uma feira de artesanato que vai colocar em evidência o talento dos produtores locais. Durante os últimos anos verificou-se um crescimento exponencial da quantidade e da área de explorações de pequenos frutos no concelho, o que fez aumentar consideravelmente o peso do setor na balança comercial vilaverdense e levou ao aparecimento de uma iniciativa que tem um imenso potencial de crescimento no futuro próximo.

Loureira organiza recriação da malhada tradicional de feijão

A freguesia da Loureira estreia-se este ano nas andanças da Rota e começa logo com uma festa de arromba. ‘Loureira em Festa – Arraial do Emigrante 2016’ é o nome do evento que durante quatro dias traz à praia da Ponte Nova dezenas de horas de música popular e folclore, as melhores iguarias regionais, alegria, animação e muito convívio. O evento inclui a recriação de uma malhada tradicional de feijão. Trajados a rigor, homens e mulheres vão mergulhar nas raízes da tradição minhota para mostrar às novas gerações um pouco da sua herança cultural. As noites quentes de verão convidam a sair de casa, o programa aliado à beleza natural da margem direita do Homem compõem o ramalhete e dão o mote para um fim de semana em grande.

Animação tradicional e gastronomia regional em Prada de Gatim

A festa já começou para os lados de Parada de Gatim, com animação tradicional e gastronomia regional, mas, naturalmente, o programa adensa e ganha volume durante o fim de semana. Artistas populares, manifestações religiosas, folclore e boa cozinha minhota são os atrativos maiores da festa, mas não são os únicos. A iniciativa afigura-se também como palco privilegiado de encontro de velhos amigos, animados momento de convívio fraterno e longas conversas pela noite dentro. Motivos de sobra que convidam a vir e deixar-se ficar por Vila Verde, a viver experiências únicas e a contactar de perto com as raízes da cultura e da tradição Minhota.

Comentários