Gastronomia minhota e desporto de natureza no próximo fim de semana da Rota das Colheitas!












A programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, tem levado os participantes numa viagem à descoberta das raízes da tradição minhota e conta, até ao momento, com mais de uma dezena de iniciativas de promoção e divulgação do genuíno pulsar do mundo rural. A epopeia prolonga-se até ao final de novembro e continua já no próximo fim de semana, 10 e 11 de setembro, com dois excelentes atrativo: a excelência da gastronomia regional e as deslumbrantes paisagens naturais do Vale do Homem. A Feira Tradicional da Lage, marcada para o dia 11 de setembro, teve que ser cancelada por motivos de logística.

O Restaurante do Alívio, em Soutelo, juntou-se à Rota com um dos mais conhecidos e apreciados pratos da região. As Papas de Sarrabulho e os Rojões à Moda do Minho vão ajudá-lo a recuperar energias para seguir uma programação vasta e diversificada. Os rojões e as papas saem quentinhos durante todo o fim de semana e vão certamente fazer as delícias de vilaverdenses e visitantes, que podem aproveitar a viagem para visitar um dos mais afamados locais de culto de toda a Zona Norte do país, o Santuário de Nossa Senhora do Alívio, localizado nas imediações do restaurante.

À descoberta da imensa beleza natural do Vale do Homem
Depois de uma refeição farta e saborosa, nada melhor que uma boa caminhada para desgastar calorias. Os amantes da natureza não vão querer perder um trilho que vai levar os participantes à descoberta do Vale do Homem. As maravilhas naturais das freguesias de Sabariz e Lanhas aparecem em lugar de destaque, com paisagens deslumbrantes e um percurso encantador. A vegetação densa e verdejante, rompida por impetuosamente pelos cursos de água, forma paisagens naturais que compõem quadros de enorme beleza e que espelham o encanto da região minhota em toda a sua plenitude. O trilho ‘À Descoberta do Vale do Homem’ tem lugar já no próximo domingo, 11 de setembro, e a concentração está marcada para as 08h30, na sede da Junta de Freguesia de Lanhas.

Feira Tradicional da Lage cancelada

A outra iniciativa marcada para o próximo domingo, 11 de setembro, teve que ser cancelada por questões de logística. As condições meteorológicas adversas dos últimos anos retiraram algum fulgor à Feira Tradicional do Monte de Santa Helena, a proliferação de feiras nas freguesias e concelhos limítrofes reduziu o número de feirantes e a organização vai mudar o figurino do evento nos próximos anos. O presidente da Junta, Carlos Pedro Castro, confirmou que a freguesia da Lage vai continuar a participar Na Rota das Colheitas com duas iniciativas, mas a Feira Tradicional será substituída no próximo ano por outro evento relativo às colheitas e à tradição do mundo rural. De pedra e cal continua a ‘Matança da Ceba, Rejoada e Sopas de Cavalo Cansado’, uma recriação que decorre nos moldes tradicionais, que este ano tem lugar a 11 e 12 de novembro.

Comentários