Programação Na Rota das Colheitas 2017 arranca a todo o vapor!



O primeiro fim de semana de agosto (04 a 06) marca o início de uma aventura à descoberta da genuína tradição minhota. Uma viagem que se estende até novembro na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, e que conta este ano com mais de trinta iniciativas, num autêntico hino ao mundo rural, colocando em destaque os saberes e sabores da herança cultural da região minhota. 

A Rota arranca a toda velocidade, com um fim de semana em cheio, que promete atrair milhares de visitantes ao concelho de Vila Verde. Freiriz prepara-se para receber os emigrantes com gastronomia e animação tradicional no ‘Convívio de Verão’, as Noites Temáticas do Pico de Regalados apresentam uma grande diversidade de performances, Aboim da Nóbrega volta a recriar a malhada do centeio nos moldes tradicionais e o ‘Saborear Lanhas’ promete fazer crescer água na boca dos apreciadores de um bom arroz de feijão malandro com pataniscas acabadas de fazer.

Convívio de Verão em Freiriz

As freguesias de Freiriz e a Vila do Pico de Regalados dão o pontapé de saída na edição de 2017 da programação Na Rota das Colheitas. A 04 e 05 de agosto, Freiriz está em festa com o Convívio de Verão. Música popular, festa do vinil, gastronomia regional, aula de zumba, insufláveis para as crianças e um After-Party com o Dj Tito. Dois dias recheados de atividades muito diversificadas, preparadas para agradar a ‘todos os gostos e feitios’, para juntar velhos amigos, estreitar laços entre a comunidade e atrair visitantes à freguesia e ao concelho.

Noites Temáticas do Pico de Regalados

No Pico de Regalados, as Noites Temáticas voltam a trazer o sublime perfume da cultura ao coração da vila, com um rol variado de espetáculos protagonizados pelos atores locais, numa mostra do talento e do potencial dos picoenses. Das danças ao fado, da poesia ao teatro, passando pela música tradicional e pelo folclore, não faltam motivos de interesse para animar o serão durante os três dias do evento. 

Malhada de Centeio em Aboim

A tarde de sábado, 05 de agosto, começa com uma iniciativa emblemática. Ao longe já se ouve o ecoar dos malhos que quebram violentamente o centeio dourad0, que chegou à eira transportado por uma junta de bois. Um som que aumenta de intensidade à medida que nos aproximamos da Eira de David Martinga, em Aboim da Nóbrega, que este ano recebe a recriação da tradicional malhada do centeio. Entre malhadas, as mulheres endireitam as meadas e recolhem as sementes que se libertam, enquanto os homens recuperam o fôlego para continuar a brandir os malhos até que o sol se ponha. No final, tempo para uma merenda farta que ajuda a recuperar o corpo e alegrar o espírito, num ambiente contagiante de convívio, partilha e alegria. Os espectadores também podem participar, se assim o desejarem, e ajudar a quebrar o centeio dourado. Sentir os cheiros e degustar os sabores da genuína tradição minhota.

Gastronomia Regional no Saborear Lanhas

Os apreciadores da gastronomia minhota têm motivos para sorrir, porque a freguesia de Lanhas também preparou um fim de semana dedicado à cozinha regional, que combina o sabor único de um arroz de feijão ‘malandro’ com as pataniscas acabadinhas de fazer, lembrando a cozinha tão apreciada das nossas mães e avós. A 05 e 06 de agosto, o ‘Saborear Lanhas’ prepara-nos verdadeiras iguarias que prometem fazer crescer água na boca dos visitantes, a que se alia a alegria e animação da música popular, num ambiente de grande festa e convívio.

Comentários