12/08/2017

Soutelo: Gastronomia, música ao vivo, alegria e muito mais no VIII Arraial do Melão Casca de Carvalho


O famoso Melão Casca de Carvalho, um dos ícones identitários da freguesia de Soutelo e do concelho de Vila Verde, tem direito a festa própria. A alegria e animação dos tradicionais arraiais minhotos regressou à freguesia de Soutelo e prolonga-se até ao próximo domingo, 13 de agosto, com um leque extremamente diversificado de iniciativas. A gastronomia regional, os espetáculos de música ao vivo, o passeio a cavalo, a concentração e passeio de motorizadas e o encontro de folclore, entre outros. Nota de realce também para as novidades desportivas, caminhada e aula de zumba, que ajudam a enriquecer o programa deste ano. O evento assume-se também como uma forma de bem receber os emigrantes e de proporcionar à população local momentos de diversão e convívio.

“Os melões estão deliciosos”
Presente no evento, a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Júlia Fernandes, não poupou elogios à iguaria soutelense. “Os melões estão deliciosos. Pelo que temos ouvido e pelo que provámos, está a ser um excelente ano para a produção do Melão Casca de Carvalho”, afirmou, sublinhando que esta é uma excelente forma de promover e divulgar um produto de excelência, que tem conquistado inúmeros apreciadores dentro e fora do concelho.

A vereadora da cultura prosseguiu recordando que estamos perante mais um fim de semana recheado de iniciativas inseridas na programação turístico- cultural Na Rota das Colheitas. “São três dias de muita atividade, com iniciativas em três freguesias distintas (Soutelo, Parada de Gatim e Loureira). A Rota segue de vento em popa e continua, até ao fim de novembro, a percorrer o concelho, promovendo as nossas tradições e a gastronomia regional. A unir as pessoas e a fomentar o convívio, a divulgar a música popular e a dinamizar a economia local”, concluiu Júlia Fernandes.

Passeio a cavalo, passeio de motorizada e muita animação musical
Hoje, 12 de agosto, a festa continua com a atuação conjunto Coração Minhoto, às 22h00, e uma hora mais tarde sobe ao palco Maria do Sameiro. Um hino à música popular do Minho, que promete deixar um rasto de alegria e boa disposição pelo recinto. A festa continua noite dentro com o After-hours. No Domingo, 13 de agosto, o programa é bastante preenchido e convida os interessados a ficarem e almoçarem por Soutelo, já que há iniciativas a decorrer durante todo o dia. Da parte da manhã, destaque para duas atividades emblemáticas do Arraial, a Concentração de Motorizadas Antigas (50cc) e o Passeio a Cavalo pela freguesia. No período vespertino, a animação é garantida pelo encontro de folclore, entre as 17h00 e as 19h00.

 A última noite volta a ser de festa. Às 21h30, sobe ao palco o grupo musical Tukanos, com um espetáculo que vai permitir à plateia apreciar temas minhotos, folclore nacional e estrangeiro com arranjos próprios, bem como temas originais. Às 23h00, o grupo 4 FUN convida toda a gente a cantar e dançar a participar diretamente na festa e a cantar e dançar ao som de música diversificada. O VIII Arraial do Melão Casca de Carvalho é organizado pela Junta de Freguesia de Soutelo e está inserido na programação alargada Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.

Na Rota das Colheitas 2017