Equídeos são as estrelas maiores das Feiras Novas do Pico de Regalados


Os amantes da arte equestre não vão querer deixar passar um evento em que os equídeos são as estrelas maiores da festa. O gado cavalar é um dos maiores atrativos do cartaz abrangente e diversificado das Feiras Novas do Pico de Regalados, mas não é o único. De 27 a 29 de outubro, a Vila do Pico de Regalados coloca à disposição de picoenses e visitantes a excelência da gastronomia e a autenticidade das feiras tradicionais, a animação do folclore e a criatividade do artesanato, as recriações de práticas ancestrais e a alegria dos longos convívios à boa moda minhota… inúmeros predicados que todos os anos atraem milhares de pessoas à freguesia.

Atividades equestres em destaque
Os equídeos assumem-se como as estrelas maiores das Feiras Novas do Pico de Regalados. O passeio a cavalo, o espetáculo equestre, as demonstrações de coudelaria, a garraiada e a afamada corrida de cavalos de passo travado prometem fazer as delícias dos amantes da arte equestre. No entanto, nem só do gado cavalar vivem as Feiras Novas do Pico. O presidente da Junta da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, César Cerqueira, assumiu que as atividades equestres são o principal catalisador de um evento que tem crescido de ano para ano, a que se junta um programa rico e diversificado que continua a atrair inúmeros visitantes ao concelho, a valorizar a tradição, a divulgar as potencialidades locais e a promover o território.

Trail é a grande novidade de 2017
A grande novidade deste ano é a prova desportiva de Trail, um percurso de aproximadamente 10 Kms que gravita em torno da Feira do Pico. O evento começa ao final da tarde da próxima sexta-feira, 27 de outubro, com a recriação de atividades agrícolas tradicionais. Haverá desfolhada e malhada do milho, com a construção da respetiva meda de palha, e também um magusto. No dia seguinte, as atividades começam bem cedo e a feira franca recebe os primeiros visitantes a partir das 08h00. O dia continua com iniciativas que vão fazer as delícias dos amantes dos equídeos, a corrida de cavalos de passo travado, que vai decorrer às 15h00, e para o final da tarde está reservada uma garraiada. A animação continua com as animadas e divertidas desgarradas minhotas, às 19h00, e as rusgas populares depois das 21h00.

Um domingo em cheio!
No domingo, 29 de outubro, as notas de maior destaque da manhã vão para o I Free Trail Feiras Novas, o II Passeio a Cavalo e a Eucaristia Dominical, às 11h00. Durante a tarde, as atividades continuam com o Espetáculo Equestre (14h30), o Desfile Etnográfico (15h00) e o Festival de Folclore, que se estende durante a tarde com vários grupos de toda a região a desfilarem em palco as danças e cantares do Minho. As Feiras Novas do Pico de Regalados são organizadas pela Junta da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, em conjunto com a ACDRSS do Pico de Regalados, e inserem-se na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que, de agosto a novembro, se desdobra em 35 iniciativas de divulgação e promoção da genuína tradição minhota.


Comentários