Foram consumidos 450 litros de papas na Festa do Sarrabulho de Coucieiro!



Aveiro, Porto, Matosinhos, Guimarães, Lisboa… A Festa do Sarrabulho de porco caseiro atraiu milhares de visitantes, oriundos de vários pontos do país, que chegaram à freguesia de Coucieiro (Vila Verde) para saborear uma das mais apreciadas iguarias da gastronomia minhota. A iniciativa continua a crescer ‘a olhos vistos’ e este ano foram consumidos 450 litros de papas durante os dois dias do evento, 04 e 05 de novembro. Às papas de sarrabulho juntaram-se os rojões, o farinhote, a tripa e o vinho verde, bem como outros petiscos e doces regionais. Estavam reunidos os ingredientes para um convívio divertido e animado, em torno de uma mesa farta, como manda a boa tradição Minhota. Este ano, a fama das papas de sarrabulho chegou à estação televisiva nacional SIC, que realizou uma reportagem no local e emitiu em direto de Coucieiro para todo o país durante o Primeiro Jornal.

A qualidade dos ingredientes locais
O segredo do sucesso reside nas mãos experimentadas dos cozinheiros e cozinheiras locais, que recriam com mestria um dos pratos mais famosos e apreciados da gastronomia minhota, e na escolha dos melhores ingredientes. “Matámos dois porcos (204 Kgs e 150 Kgs, respetivamente) e mais de vinte galinhas caseiras, além de muitos outros ingredientes, naturalmente. Não servimos um único rojão que não fosse de porco caseiro e o vinho também era dos produtores locais”, assegurou o presidente da Comissão de Festas em Honra de S. João Batista. José Pimentel prosseguiu revelando que este ano se registaram grandes enchentes nos dois dias de festa e o número de comensais foi o maior de sempre. José Pimentel deixou ainda uma forte palavra de apreço para as dezenas de voluntários que trabalharam de forma abnegada e voluntária em prol da freguesia.

Valorização do território e da tradição minhota
Recorde-se que o presidente da Junta de Freguesia local, Luís Ferreira, também não escondeu o orgulho pelo sucesso de um evento que tem levado o nome da freguesia de Coucieiro e do concelho de Vila Verde por todo o país, contribuindo de forma significativamente para a valorização do território e para a divulgação da tradição minhota. Além dos atrativos gastronómicos, a organização reservou ainda duas atividades para a tarde de domingo, 05 de novembro, o jogo ‘Cagada do Porco’, às 15h00, e o Magusto Típico, por volta das 16h00.
A Festa do Sarrabulho de porco caseiro resulta de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Coucieiro, a Comissão de Festas e a Associação dos Amigos de São João Baptista. O evento insere-se na programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobra em 35 iniciativas de divulgação e promoção da genuína tradição minhota.

Comentários