Gastronomia, música popular e muita animação no Festival da Sardinha na Broa de Valbom S. Martinho!


A animação dos convívios à boa moda do Minho encheu de cor e alegria a tarde de ontem, 11 de novembro, em Valbom S. Martinho. A freguesia celebrou a preceito o dia do seu Padroeiro com o Festival da Sardinha na Broa, uma iniciativa em que não faltaram as iguarias da gastronomia regional, as divertidas desgarradas minhotas e a alegria contagiante das nossas gentes. Este ano, a fama do evento ultrapassou largamente as fronteiras do concelho e a estação televisiva nacional SIC esteve em Valbom a gravar uma emissão que será difundida pelo país e pelo mundo.

A tarde apresentou-se quente e ensolarada, ajudando a manter vivo o mito do verão de S. Martinho. Com ou sem superstição, o céu sem nuvens e a temperatura amena ajudaram a convencer os indecisos e a afluência popular aumentou. À chegada, um aroma inebriante tomava conta do recinto. Sardinha assada e caldo verde, broa e carnes na brasa, castanhas assadas e vinho novo. E ninguém gastou um tostão. É tudo gratuito, oferecido generosamente pela organização do evento, a cargo a Junta da União de Freguesias de Valbom S. Martinho, Valbom S. Pedro e Paçô. Os acordes da música popular do Minho e as divertidas desgarradas dos cantores ao desafio compuseram o ramalhete e ajudaram a animar a festa.

O presidente da Junta local não escondeu a satisfação pelo sucesso do evento, que tem crescido de ano para ano. Joaquim Martins lembrou que está é já uma tradição antiga da freguesia, que a cada dia 11 de novembro se reúne para celebrar o padroeiro da freguesia. “É uma tradição bastante antiga na freguesia. Recentemente, acrescentámos o Festival da Sardinha na Broa e passámos a integrar a Rota das Colheitas, com muito gosto, porque também ajuda a divulgar e a promover a freguesia”, afirmou o presidente da Junta, acrescentando que a iniciativa se afigura também como uma excelente forma de valorizar as tradições locais.

“Para os mais velhos é uma forma de recordar e reviver as tradições. Para os mais novos, é um momento de diversão e convívio, em que ficam a conhecer as práticas e atividades tradicionais”, sublinhou. Joaquim Martins concluiu frisando que este tipo de atividades desempenha um papel importante no fortalecimento de laços de união entre a população. O Festival da Sardinha na Broa de Valbom S. Martinho insere-se na programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobra em 35 iniciativas de divulgação e promoção da genuína tradição minhota.

Comentários