Vila Verde conquistou visitantes pelo estômago com a VII Mostra Doces e Sabores da Nossa Terra


Os mestres pasteleiros vilaverdenses foram desafiados a apresentar ou reinventar as suas especialidades de pastelaria e não viraram as costas ao desafio. O resultado foi um autêntico festim para o palato. A VII Mostra de Doces e Sabores da Nossa Terra, que decorreu durante o passado fim de semana (24 a 26 de novembro), voltou a colocar os ingredientes locais em lugar de destaque. Produtos cultivados pelos agricultores vilaverdenses (amêndoa, chila, maçã, limão e frutos vermelhos, entre outros) que ajudaram a enriquecer as excelentes propostas com que os espaços aderentes brindaram os visitantes. No domingo, 26 de novembro, todas as especialidades foram vendidas com um desconto de 15%.

Vila Verde conquistou definitivamente os visitantes pelo estômago, já que a iniciativa se inseriu no programa do Fim de Semana Gastronómico ‘Vila Verde, Capital do Pica no Chão’. O Pica no Chão e o Pudim abade de Priscos voltaram a assumir-se como as estrelas maiores da vasta constelação de propostas preparadas pelos chefs vilaverdenses, num fim de semana em que os visitantes beneficiaram de condições especiais e descontos no alojamento.

Um fim de semana repleto de atividade
O programa foi ainda enriquecido por um leque diversificado de iniciativas como o Trilho da Nóbrega, a Caminhada Ambiental ‘Margens do Rio Homem’ e a palestra sobre a biodiversidade. O Museu do Linho, O Museu de Arte Sacra das Terras de Regalados, o Museu do Brinquedo e da Brincadeira e o Espaço Namorar Portugal estiveram de portas abertas para receber os visitantes, que aproveitaram também para conhecer as encantadoras paisagens naturais e a riqueza do património edificado do concelho.

Balanço extremamente positivo
Com a Rota das Colheitas na reta final, recorde-se o testemunho recente, em jeito de balanço, do presidente do Município de Vila Verde, António Vilela. “Ao longo de quatro meses, tivemos mais de 30 iniciativas espalhadas um pouco por todo o território, que permitiram promover as nossas tradições e as potencialidades do mundo rural, muitas das quais com uma afluência popular incrível. O balanço é extremamente positivo. Tivemos um enorme retorno do investimento realizado pela grande dinâmica que imprimiu na economia local, atraindo a Vila Verde pessoas de vários pontos do país”, afirmou o edil.

A VII Mostra Doces e Sabores da Nossa Terra integrou a programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que, de agosto a novembro, se desdobrou em 35 iniciativas de promoção do território e divulgação da genuína tradição minhota.

Comentários