“Vem gente de todo o lado” para as papas de sarrabulho e rojões à boa moda do Minho no Restaurante do Alívio!




A freguesia de Soutelo bem gosta de manter as tradições vivas e, desta vez, é o Restaurante do Alívio que organiza um evento gastronómico de grande gabarito. Tudo acontece já no próximo fim de semana, 8 e 9 de setembro, e o prato que vai para cima das mesas volta a ser composto pelas tradicionais e saborosas papas de sarrabulho e rojões à boa moda do Minho. Duas iguarias que são confecionadas na hora, com um sabor muito apreciado pela população local e também por pessoas que vêm de outras terras para matar saudades.

“Vem gente de todo o lado. De Guimarães, de Amares e até da Maia (entre outros) de propósito para provar as nossas delícias gastronómicas. Há aqui muito turismo que só pode ser bom para todo o concelho”, refere Paulo Solha, responsável pelo estabelecimento, acrescentando que a iniciativa tem início numa altura de muita azáfama local com as festividades em honra de Nossa Senhora do Alívio.

“Tradição que vem dos nossos avós”

Em relação à escolha da iguaria é simples: “É uma tradição que já vem dos nossos avós, lembro-me de ver as pessoas antigas a fazer as papas e os rojões e a comer pela zona do Alívio!”. Portanto, “fazia sentido pegarmos nesse prato e não noutro”. Os últimos anos têm sido muito positivos: “Tem corrido tudo bem, temos muita adesão e isso deve-se também à divulgação que é feita pela organização da Rota das Colheitas”.  

Na cozinha, o pessoal já está habituado a arregaçar as mangas e meter as mãos na massa, uma vez que “temos que aproveitar a ocasião! Isto é uma forma de juntar o útil ao agradável.” Acrescenta também que o prato tem mais saída à medida que nos aproximamos do inverno e que a ementa continua a ser confecionada até à época da Páscoa.

O Restaurante do Alívio, em Soutelo, integra a Rota das Colheitas com um dos pratos gastronómicos mais conhecidos e apreciados na região, pelo que se esperam dois dias muito bem passados com um forte espírito de confraternização. Depois de confortarem o estômago, as pessoas têm também a oportunidade de visitar um dos mais célebres santuários no Norte do país, o Santuário da Nossa Senhora do Alívio, que se encontra nas imediações do restaurante.

Comentários