Desfolhada tradicional deu o pontapé de saída para dois dias de festa em Atiães



A desfolhada tradicional deu o ‘pontapé de saída’ para dois dias (26 e 27 de outubro) de tradição, música popular, convívio e muita alegria na estreia da freguesia de Atiães Na Rota das Colheitas. No final, foi servida uma merenda tradicional para ajudar a recuperar forças após o trabalho. A igreja decorada com os produtos do campo foi outro dos destaques do serão de ontem. As atividades prosseguem durante a tarde de hoje, 27 de outubro, com jogos populares, torneio de futebol, feira tradicional e muita animação musical (espetáculos de folclore e rusgas populares) nas imediações da sede da Junta de Freguesia. 

O relógio marcava 19h30 quando as primeiras pessoas se juntaram em volta das canas de milho para desfolhar as espigas com as mãos, à boa moda de antigamente. Aos poucos, o número de pessoas aumentava e o número de canas ia diminuindo. De vez em quando, um dos participantes levantava-se a gritar “rei sou eu, rei sou eu”, para assinalar o aparecimento de uma espiga-rainha, e começava a distribuir beijos e cumprimentos pelos restantes ‘desfolhadores’. 

Tudo isto ao som de concertinas e castanholas, acompanhadas de cânticos populares que iam alegrando o recinto. A meio da desfolhada, as concertinas silenciaram-se para dar espaço ao Rancho Folclórico de Varziela (Felgueiras). O grupo percorreu mais de 50 km para trazer animação à festa com os cantares tradicionais e juntou-se à população local numa demonstração de como se desfolhava noutros tempos. 

“Apesar de todo o cansaço, sinto-me feliz” 

Deixar tudo pronto para estes dois dias de festa não é uma tarefa fácil e Rosa Pereira que o diga. A representante da AJDRC de Atiães admitiu que o primeiro dia da foi de “muito cansaço”. Afinal de contas, foi preciso “cortar e carregar o milho, confecionar bolos, tratar da sardinhada e do caldo verde, decorar o recinto…”. No entanto, Rosa Pereira orgulha-se do trabalho realizado, “apesar de todo o cansaço, sinto-me feliz”. 

Entre os participantes estava Júlia Cunha, residente em Atiães há 30 anos, que considerou a entrada da freguesia Na Rota das Colheitas “uma mais valia para a nossa terra”, porque contribui para a divulgação de Atiães e promove uma atividade que “junta os habitantes e dá para as pessoas conviverem”. 

Atiães “tem muito potencial” 

Quem também marcou presença na estreia de Atiães Na Rota das Colheitas foi a Vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, que deixou largos elogios à organização. Júlia Fernandes começou por destacar os dois pontos fortes do arranque da iniciativa, uma desfolhada que “agregou a freguesia e captou um grupo de Felgueiras” e a decoração da igreja com produtos agrícolas, associando Atiães “a todo um movimento em torno da decoração das igrejas e do agradecimento pelos frutos da terra”. A Vereadora da Cultura ainda realçou toda a vontade e motivação da população local em “fazer as coisas acontecer” e terminou dizendo que a freguesia “tem muito potencial”. 

O evento resulta de uma organização conjunta entre a AJDRC e a Junta de Freguesia de Atiães, inserido na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Comentários