Coucieiro. Comensais vieram de todo o país e consumiram mil litros de sarrabulho caseiro!



Chegaram a Coucieiro vindos de diferentes pontos do país (Lisboa, Ovar, Porto, Braga, Guimarães…) para saborear um dos mais apreciados pratos da gastronomia regional do Minho. Durante dois dias, 9 e 10 de novembro, passaram pelo salão paroquial da freguesia mais de 1200 pessoas para a Festa do Sarrabulho de Porco Caseiro. No total, foram consumidos cerca de mil litros de papas de sarrabulho, servidas com os acompanhamentos típicos, como rojões, farinhote e tripa, entre outros. 

O Sarrabulho de Coucieiro é confecionado de forma tradicional, com carne de porcos caseiros criados na freguesia, garantindo um sabor único e inconfundível. Que o digam os comensais, que provaram e aprovaram os pitéus. David Pimenta já tinha planos para a noite de sábado, mas acabou por adiá-los para jantar em Coucieiro e não se arrependeu. “Eu ia comer fora com os meus amigos, mas pensei: vou antes à terra dos meus avós e dos meus pais comer as papas. Já comi, as papas estavam muito boas e gosto muito deste convívio”, referiu. 

“É uma maravilha” 

Não faltou também o vinho verde regional e a doçaria num evento que pretende reavivar a tradição local, juntando a família e os amigos à volta de uma mesa recheada, em ambiente de convívio e alegria, à boa moda minhota. Luís Silva é cliente habitual, “venho todos os anos”, e não poupou elogios à organização. “É o ambiente, este vinho verde é do melhor que há, a comida é espetacular… Não há melhor que isto, é uma maravilha e todos os anos melhora”, afirmou. 

No entanto, há muito trabalho a fazer antes das iguarias chegarem à mesa. E se já em pequenas quantidades é um prato trabalhoso, para preparar mil litros de papas de sarrabulho são precisos muitos braços para ajudar. E assim foi. Mais de 60 voluntários trabalharam de forma abnegada em prol da freguesia, já que, anualmente, a receita reverte a favor de obras, eventos ou outras necessidades locais. A iniciativa resultou de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Coucieiro, a Comissão de Festas e a Associação dos Amigos de S. João Baptista. Integrou a programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. 

Evento “leva o nome de Coucieiro a todo o país” 

Contas feitas, o presidente da Junta de Freguesia fez um balanço “muito positivo”. Luís Ferreira não escondeu a satisfação pelo crescimento de um evento que começou (em 2013) por confecionar 80 litros de papas e que este ano já ultrapassou a barreira dos quatro algarismos. A qualidade dos ingredientes é um dos segredos do sucesso. “Entre papas e rojões, são perto de 600 Kg de carne de porco caseiro”, afirmou, acrescentando que a mestria dos responsáveis pela cozinha e a dedicação de todos os voluntários são fundamentais para o êxito alcançado. 

A presença Na Rota das Colheitas e a forte divulgação também são elementos-chave para o crescimento de uma iniciativa que, segundo o autarca local, “leva o nome de Coucieiro a todo o país”. De futuro, as perspetivas são de estabilizar nos mil litros de papas de sarrabulho, com o objetivo de manter a elevada qualidade a que a organização habituou a população local e visitantes, avançou Luís Ferreira.

Comentários