Festa do Sarrabulho de Porco Caseiro. Sabores da gastronomia regional trazem multidões a Coucieiro


Os sabores caseiros da gastronomia regional prometem atrair um mar de gente ao salão paroquial da freguesia de Coucieiro para mais uma Festa do Sarrabulho de Porco Caseiro, a 9 e 10 de novembro. O crescimento do evento faz com que este ano a organização esteja a preparar mais de mil litros de papas de sarrabulho, acompanhadas por rojões, farinhote, tripas e vinho regional, entre outros. Tudo confecionado de forma tradicional e com porco caseiro, garantindo um sabor único e inconfundível. As atenções estão voltadas para estas iguarias tradicionais da cozinha minhota, apesar de haver outras opções no cardápio, numa iniciativa que junta à mesa familiares e amigos em ambiente de descontração e convívio. 

No ano passado, os 850 litros de papas de sarrabulho preparados pela organização ‘evaporaram’ e foi preciso reforçar a oferta ainda antes de a iniciativa terminar. Este ano, o presidente da Junta de Freguesia de Coucieiro garante que a organização está preparada e que “vão ser confecionados mais de 1000 litros de papas”. Luís Ferreira recorda que o evento começou “só com 80 litros”, volume que tem aumentado todos os anos, porque são cada vez mais pessoas a quererem “experimentar os sabores caseiros de Coucieiro”. “Afinal de contas, o que é caseiro sabe sempre melhor”, gracejou o autarca, acrescentando que é tudo feito na hora por uma equipa de voluntários entendidos nesta arte gastronómica. 

Visitantes de várias zonas do país 

A Festa do Sarrabulho de Porco Caseiro decorre num espaço acolhedor e recebe visitantes de várias zonas do país. “Vêm pessoas de Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Guimarães... Até vem um grupo de Lisboa, com cerca de 20 pessoas que já marcam presença há alguns anos”, afirma o presidente. A iniciativa arranca pelas 12h de sábado, 9 de novembro, sendo o dia completamente dedicado à degustação dos sabores tradicionais da boa gastronomia minhota. No segundo dia, o Salão Paroquial de Coucieiro ‘abre portas’ às 12h para o almoço e o evento termina com a realização do jogo ‘Cagada do Porco’, que começa às 15h. 

A iniciativa resulta de uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Coucieiro, a Comissão de Festas e a Associação dos Amigos de S. João Baptista. Insere-se na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que de agosto a novembro se desdobra em dezenas de iniciativas de preservação da tradição, promoção da cultura e divulgação do território.

Comentários