Lage revive a tradição com 'Matança da Ceba e Rejoada'


A Lage vai reviver a tradição através da recriação de uma prática típica do Minho rural. No próximo fim de semana, 23 e 24 de novembro, a freguesia regressa ao tempo em que a família e a vizinhança se juntavam em torno da matança da ceba (porco), uma atividade fundamental para garantir mantimentos para a estação fria. As sopas de cavalo cansado e a música popular vão reforçar o cariz tradicional da iniciativa e ajudar a animar a festa. No dia seguinte, a comunidade junta-se em ambiente de convívio e amizade na rejoada com papas de sarrabulho. Preservar e divulgar a tradição são os grandes objetivos do evento organizado pela Junta de Freguesia da Lage, inserido na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. 

“Com a chegada do tempo frio, começava a haver menos galinhas e ovos. A matança do porco garantia carne para o resto do inverno, que era preservada na salgadeira”, afirma o presidente da Junta, Carlos Pedro Castro, recordando o forte espírito de comunidade em torno desta prática tradicional. “Também era uma atividade social. Os vizinhos combinavam para fazerem sempre à vez. Este fim de semana na casa de um, no seguinte na casa do outro… Todos ajudavam e todos recebiam uma parte do sarrabulho. Assim, todos os fins de semana havia sarrabulho”, refere Carlos Pedro Castro. 

O evento arranca na tarde de sábado, 23 de novembro, pelas 16h00. O Monte de Santa Cruz - Santa Helena recebe a recriação da ‘Matança da Ceba’, uma atividade que alia tradição e modernidade, já que o processo é acompanhado pela veterinária municipal, assegurando o cumprimento escrupuloso da legislação em vigor. O resto é tudo à moda antiga. A palha a arder é utilizada para a queima do pelo e a cora da pele. Depois, é altura do desmanche do animal que outrora ajudava a alimentar uma família inteira durante boa parte do inverno. As concertinas e outros instrumentos da música popular garantem a animação e, no final, haverá uma merenda com vários petiscos tradicionais, entre os quais as famosas sopas de cavalo cansado. 

O final da manhã de domingo, 24 de novembro, traz consigo a rejoada com papas de sarrabulho, um banquete que todos os anos junta largas dezenas de pessoas num almoço convívio muito alegre e animado. Família e amigos sentados em torno de uma mesa vasta a partilhar histórias enquanto degustam uma das mais apreciadas iguarias da gastronomia minhota. Como já é habitual e a época do ano convida, haverá castanhas assadas e um magusto típico para manter viva a chama da tradição. As inscrições para o almoço podem ser efetuadas na sede da Junta de Freguesia da Lage (horário de atendimento), no sábado na ‘Matança da Ceba’ ou através dos seguintes contactos: 938 308 882; 962 023 678; 961 243 296.


Comentários