Tudo gratuito no ‘Festival da Sardinha na Broa’ de Valbom S. Martinho



A freguesia de Valbom S. Martinho prepara-se para afastar o frio de novembro com o calor do ‘Festival da Sardinha na Broa’. Durante a tarde do dia 11 deste mês, os sabores tradicionais fazem-se acompanhar pela música popular, em ambiente de convívio e alegria. As sardinhas assadas na brasa e as broas caseiras são as ‘rainhas da festa’, mas, em pleno Dia de S. Martinho, não vão faltar também as castanhas assadas no calor da fogueira e o bom vinho regional. Tudo totalmente gratuito, oferta da organização, a cargo da União de Freguesias de Valbom S. Pedro, Paçô e Valbom S. Martinho. O evento vai decorrer nas imediações da igreja paroquial e integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. 

As broas são confecionadas no local, de forma tradicional e começam a sair quentinhas do forno de lenha por volta das 16h, acompanhadas pelas suculentas sardinhas assadas na brasa. Uma hora mais tarde, a animação da música popular toma conta do recinto com a atuação do Borguinha de Braga. A iniciativa prolonga-se pela tarde dentro e é aberta a toda a população.

Oportunidade de “partilhar e criar bons momentos" 

Para o presidente da União de Freguesias de Valbom S. Pedro, Paçô e Valbom S. Martinho, a iniciativa pretende “recordar o passado, as nossas tradições, e, ao mesmo tempo, permite aos jovens conhecerem a cultura da freguesia”. Joaquim Martins também não esquece o convívio que o ‘Festival da Sardinha na Broa’ oferece à população, dizendo que “é uma oportunidade para as pessoas poderem partilhar e criar bons momentos”. 

O autarca destaca ainda a presença da freguesia na programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, que é “uma mais-valia para Valbom S. Martinho e uma grande ajuda para divulgarmos e promovermos a nossa terra e as nossas tradições”.

Comentários