Valbom festejou o São Martinho com Festival da Sardinha na Broa e magusto



Após vários dias de muita chuva, as nuvens deram tréguas para cumprir o ‘Verão de São Martinho’, no passado dia 11 de novembro. Foram muitos os que aproveitaram esta aberta nas condições meteorológicas para participar no Festival da Sardinha na Broa e magusto, em Valbom São Martinho. 

Entre umas castanhas assadas para cumprir a tradição e aconchegar o estômago, e um copo de vinho verde regional para ‘empurrar’, as conversas decorriam em ambiente de boa-disposição e alegria. A meio tarde, alto e começa o baile! O grupo do Borguinha de Braga entrou em cena, os sons alegres da música popular tomaram conta do espaço e a plateia não resistiu a um pezinho de dança. 

Pouco depois, as sardinhas começavam a sair da brasa, quentes e suculentas, a pingar na broa caseira cozida em forno de lenha. O público provou, aprovou e repetiu, numa prova viva de que os sabores tradicionais continuam a ser muito apreciados. Tudo gratuito, generosamente oferecido pela organização, a cargo da União de Freguesias de Valbom São Pedro, Paçô e Valbom São Martinho. A iniciativa integrou a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

O público compareceu em grande número e gostou do que viu, ouviu e saboreou. José António Silva não falha um Festival da Sardinha na Broa e tenciona manter a assiduidade. “Venho cá todos os anos, é uma tradição vir cá no São Martinho. Comi castanhas e sardinhas, provei o vinho… estava tudo ótimo. Aconselho todos a virem, é uma maravilha!”, afirmou. 

“Balanço muito positivo” 

Para a organização, o balanço foi “muito positivo”. “Superou as nossas expectativas. Num dia de trabalho, foi bastante bom termos cá tantas pessoas, muitas das quais de fora da freguesia”, afirmou o presidente da União de Freguesias de Valbom São Pedro, Paçô e Valbom São Martinho, Joaquim Martins. 

O autarca assegurou que transmitir a tradição local aos mais novos é um dos grandes objetivos de um evento que pretende também proporcionar à população local momentos de encontro, partilha e convívio, bem como atrair visitantes à freguesia. Joaquim Martins sublinhou ainda a importância da programação Na Rota das Colheitas na divulgação e promoção do evento. 

Presente no local, o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, recordou a tradição popular de comer castanhas assadas e provar o vinho em Dia de São Martinho. A sardinhada e a música popular ajudaram a enriquecer o evento. “As tradições estão bem preservadas no nosso território e a cultura popular continua a ser uma âncora de desenvolvimento e crescimento. As nossas freguesias, juntas, instituições… sabem valorizar a cultura como forma de promoverem as suas terras, de agregarem as pessoas e atraírem visitantes”, referiu António Vilela.

Comentários