Encontro com o Alambique: venha ver como se fabrica aguardente!
O Lugar de Carves, em Pico S. Cristovão, vai ser palco de uma das atividades mais fascinantes da Rota das Colheitas: o fabrico de aguardente. O IIº Encontro com o Alambique vai acontecer este sábado, 26 de outubro, às 17:00 e vai ser uma festa!
O empresário Luís Antunes vai voltar a abrir as portas da sua casa e partilhar uma das mais prazerosas atividades da fase final das colheitas, no caso, das vindimas: o fabrico de aguardente. O engenhoso alambique que possui há várias décadas vai novamente ajudar na produção de uma bebida quase 'proibida', que tem por finalidade o consumo caseiro.
A atividade é realizada na família há anos e foi iniciada pelo pai do jovem que assim lhe dá continuidade. Contudo, esta é uma prática que gosta de partilha com familiares, amigos e agora também com curiosos e visitantes, inserindo a mesma na Rota das Colheitas.
Animação e um menu guarnecido são garantias, num final de tarde em que se vai fabricar aguardente através dos restos de bagaço. No ano passado, a primeira edição realizou-se um mês mais tarde, em finais de Novembro. "Quanto mais cedo melhor", explicou Luís Antunes, justificando a data deste ano, "as uvas não estão tanto tempo prensadas, e apresentam outra frescura", justificou.
Dando razão ao ditado de que 'na natureza nada se perde, tudo se transforma', o fabrico de aguardente é a prova de que na agricultura, tudo se aproveita. Os restos das uvas são retirados da prensa diretamente para o alambique. Aqui, são introduzidos numa das colunas de cobre, aquecida através de fogueiras. O vapor extraído destes restos é, por via de um engenhoso mas pouco sofisticado mecanismo, condensado e o líquido resultante desta operação é a aguardente. Depois de arrefecida, no interior da segunda coluna, pode finalmente ser retirada através de um delicado mecanismo.
Este processo fascina apaixonados por várias áreas: ruraldade, química, ecologia e os apreciadores da bebida. "A aguardente quando é condensada vem com 70º e 80º, muito próxima do alcool etílico. A graduação final é de 45º de alcool", esclarece Luís Antunes na antevisão da atividade, que espera muito animada.
O Rancho Folclórico de Vale do Homem vai garantir os sons e a alegria deste final de tarde, que promete um menu ainda mais recheado que no ano passado: "Para além da broa (que alguns demolharam na aguardente) e das pataniscas, vamos ter sardinhas e arroz de feijão vermelho", informou Luís Antunes, em jeito de convite.
Para os que queiram assistir a esta atividade, que se realiza no 'recôndito' Lugar de Carves, as cordenadas GPS: 41º41'35.52"N|8º25'10.77"W.
Comentários
Enviar um comentário
Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.