Festa das Colheitas de Prado é manifestação da generosidade da comunidade



A terceira edição da Festa das Colheitas de Prado Santa Maria foi um sucesso tendo galvanizado a freguesia de Vila de Prado, enaltecendo a generosidade e união das pessoas. Um evento com franco potencial de crescimento, inserido Na Rota das Colheitas.

Três noites e dois dias de Festa revelaram, na freguesia de Prado, a generosidade das gentes locais e, acima de tudo, da comunidade cristã. A Festa das Colheitas de Prado é organizada pela paróquia local há três anos, dirigida pelo Padre João Alberto Correia, conhecido pela iniciativa e dinâmica que impõe nas ações em que se envolve.

Este ano o destaque foi para a noite de alegria, com a desfolhada e o magusto, junto com o espetáculo musical onde atuaram valores da terra. Segundo o Padre João “entre os que chegam e partem terão estado umas 1500 pessoas”.

No dia seguinte o cortejo de oferendas, que partiu do campo da feira, e o leilão das mesmas, em frente á igreja, marcou a tarde, num espetáculo fascinante, dirigido pelo conhecido João ‘Coquita’ que vendeu as centenas de dádivas depositadas na escadaria da Igreja. Frutos, legumes, animais e até artesanato e objetos para o lar, oferecidos com a dignidade de uma imagem cuidada e apresentável, que acelerou a cobiça dos presentes e o surgimento das propostas.

Porém, dos donativos não foram apenas em géneros. Doados por particulares e também algumas empresas, muitos ofereceram também pecuniários, como referiu o padre João: “Além dos frutos das colheitas, muitos carros traziam guarda-chuvas e lençóis com dinheiro e outros objetos para leiloar”. Para o pároco, estas “são expressões da generosidade desta gente e a afirmação enquanto comunidade”.

Nestas Festa das Colheitas de Prado Santa Maria, participaram centenas de voluntários, particulares, e inseridos em movimentos. A Conferência Vicentina dos Homens e a das Senhoras, a Legião de Maria, os escuteiros e guias, assim como as crianças da catequese entre outros, tornaram real um evento com grande capacidade de mobilização da freguesia e que atrai gentes de fora, pelas iniciativas suis-generis e voluntariosas.

Os objetivos das receitas desta festa estão traçados: terminar as obras de recuperação dos fundos da igreja, onde se realiza a catequese. Mas o padre João refere que as próximas receitas têm já objetivos: “Temos a nível da paróquia muito património edificado em estado avançado de degradação. E isto requer investimentos avultadíssimos que a paróquia na gestão do dia-a-dia, ao longo do ano, não consegue.” Daí a ideia de organizar esta festa das Colheitas. “Tem que ser através de uns extras para fazer face a essas despesas”, justificou o pároco.

A Festa das Colheitas de Prado foi finalizada por uma atuação em duo das fadistas Teresa Baixo e Isa Castro, ao ar livre, frente à igreja.

Comentários