Sabores do Pote e petiscos de Vila Verde marcam fim-de-semana Na Rota das Colheitas
Este fim-de-semana as colheitas em Vila Verde continuam a celebrar-se à mesa. Este sábado, 20 setembro, em Sabariz, recordam-se sabores da aldeia, provando dezenas de caldos confecionados no pote. Na sexta, 19, arranca a Semana da Gastronomia de Vila Verde, no restaurante Torres, em Ponte S. Vicente, em mais duas iniciativas Na Rota das Colheitas.
A freguesia de Sabariz vai ser o epicentro da celebração de uma das tradições mais saudosistas do mundo rural: o caldo do pote. Dezenas de caldos vão ser confecionados, este sábado, à moda antiga, em potes de ferro, pousados sobre fogueiras e cozinhados ao longo de horas.
Mais de duas dezenas de voluntários de Sabariz e de freguesias vizinhas do Vale do Homem, tipicamente trajados, vão confecionar, no largo da sede da Junta de Freguesia, caldos recorrendo a receitas antigas, técnicas rudimentares, como esmagar as batatas com uma colher e a matérias-primas do que a natureza fornece nesta época: couves, feijões, repolhos, nabos, nabiças, cabaças, castanhas, carnes de animais antigamente criados em casa e temperos generosos, com ervas aromáticas.A freguesia de Sabariz vai ser o epicentro da celebração de uma das tradições mais saudosistas do mundo rural: o caldo do pote. Dezenas de caldos vão ser confecionados, este sábado, à moda antiga, em potes de ferro, pousados sobre fogueiras e cozinhados ao longo de horas.
A par dos caldos, serão fritadas pataniscas, servidos broa e vinho verde tinto entre outras bebidas para ‘curar’ a sede deste substancial repasto. A partir das 18:30, milhares de pessoas vão começar a juntar-se no recinto, num convívio que também será animado por uma pequena feira de produtos de época de produtores locais e por música entoada por concertinas e cantares ao desafio de amigos da organização, tudo a troco de três euros.
O evento é aberto a todos e o presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, Fernando Simões da Silva, deixa o convite: “é uma festa aberta ao público em geral, com preços extremamente baixos, apenas para ajudar a cobrir os custos".
"Isto também só é possível porque há um grande grupo de pessoas da terra que faz questão de manter viva esta iniciativa e se disponibiliza para confecionar e também oferecer os ingredientes todos para a sopa, muitos deles trazidos dos seus quintais ou hortas, mas também outros que têm de ser comprados, como a carne e o azeite, entre outros", esclarece o autarca.
Esta sexta-feira, 19 de setembro, arranca no prestigiado Restaurante Torres, na freguesia de Ponte S. Vicente, a Semana da Gastronomia de Vila Verde. Até domingo, 28 de setembro, poderá ser apreciado um cardápio especial composto por iguarias míticas da Cozinha Regional Minhota como pataniscas, Arroz de Cabidela com Pica no Chão, Posta de Vitela Minhota e para ter minar, Pudim Abade de Priscos, tudo regado com vinho verde, tinto ou branco.
Comentários
Enviar um comentário
Na Rota das Colheitas 2016. Obrigada pelo seu comentário.