Vila Verde. A tradição foi rainha no terceiro dia da Festa das Colheitas

 


Apesar da pandemia, as tradições locais e regionais mostraram estar de boa saúde no terceiro dia das Festa das Colheitas (9 de outubro), organizada pelo Município de Vila Verde. Artesanato, pecuária, etnografia, agricultura… Não faltaram sequer as alegres desgarradas para terminar em beleza um dia que se vestiu de tradição e cultura popular da cabeça aos pés.

As atividades começaram bem cedo. Pouco depois do raiar da aurora já se viam as primeiras cabeças de gado bovino. Estiveram em Vila Verde animais de toda a região, numa mostra de vivacidade da pecuária tradicional e sustentável, para o Concurso pecuário organizado pela CAVIVER. Como é habitual, decorados a preceito com flores e fitas de várias cores, os animais desfilaram pela vila em cortejo. Destaque também para o Concurso de Raças Avícolas Nacionais, promovido pela AMIBA, para promover e valorizar as espécies autóctones.

Numa manhã pródiga em concursos, o recinto assistiu a uma montra de talento e criatividade com o Concurso de Artesanato. A iniciativa promovida pela Aliança Artesanal provou categoricamente que tradição e modernidade podem caminhar de mãos dadas numa aliança harmoniosa. Ao início da tarde, uma viagem pelo tempo. Os cestos em vime carregados de produtos do campo e animais da pecuária familiar. Pregões, hábitos e até trajes de outrora. Tudo isto e muito mais na Feira Tradicional ‘Reviver o Passado’, organizada pela Associação de Folclore do Concelho de Vila Verde. 

Pouco depois, tempo para a inauguração de um espaço dedicado às raízes da cultura popular. O Centro Etnográfico e Interpretativo de Vila Verde promete valorizar e promover esta bela e antiga forma de arte que herdamos dos antepassados. Alfaias, trajes, adornos e utensílios que nos transportam às raízes do Minho. Uma história que se funde com a do Grupo Folclórico de Vila Verde, pintada, fotografada e até escrita nas paredes. Um espaço de visita obrigatória para os apreciadores da genuína tradição local e regional.

O final da tarde e o início da noite ficaram marcados pelos espetáculos de música ao vivo. Das músicas tradicionais aos hits modernos, a Banda Musical de Vila Verde apresentou um repertório para agradar a públicos de diferentes idades e gostos musicais. A festa continuou com as melodias do concerto da Academia de Música de Vila Verde. Alunos e professores puxaram dos galões e subiram ao Palco das Colheitas para demonstrar o porquê de este ser um dos estabelecimentos de ensino musical mais conhecidos e respeitados da região.

A noite terminou com chuvas de aplausos e gargalhadas. Um recinto bem composto que riu, cantou e dançou ao som das desgarradas minhotas. Entre rimas estruturadas e línguas afiadas, a plateia vibrou com autêntico espetáculo de animação e alegria protagonizado por Naty, Anjinho, Malheiro, Aguiar, Né, Silva, Mickael Akordeon, Liliana Oliveira e Simão.

Comentários