Feiras Novas do Pico de Regalados ganham novo fulgor


As centenárias Feiras Novas do Pico de Regalados começam a ganhar novo fulgor e preparam-se para reivindicar o estatuto de outrora, em que se afiguravam como um dos mais importantes certames de toda a região. A organização da iniciativa, que resulta de uma parceria conjunta entre a Junta de Freguesia e a ARCD do Pico de Regalados, com o apoio do Município de Vila Verde, assume claramente o objetivo de fazer com que o evento volte a assumir figura de proa no calendário regional. A feira decorreu durante o passado fim de semana, 24 e 25 de outubro, inserida na programação turístico-cultural Na Rota das Colheitas.

A corrida de cavalos e a feira franca voltaram a assumir-se como dois dos grandes atrativos de um certame que contou este ano com algumas novidades. A demonstração equestre e a criação de um espaço de exposição de cavalos lusitanos são duas das medidas implementadas com o objetivo de dar novo brilho a um dos setores mais afamados e que mais visitantes atrai às feiras novas do pico de regalados. A atuação de 15 grupos de rusgas, oriundos um pouco de todo o concelho e de alguns concelhos vizinhos, garantiu um serão de sábado de grande animação, alegria e convívio. O festival de folclore assegurou que a toada da primeira noite se mantivesse na tarde de domingo, com a música popular a inundar o espaço e a contagiar a plateia.

“Voltar a ser referência a nível regional”
Presente no local, o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, não escondeu uma “enorme satisfação por ver o concelho a fervilhar de vida”. O edil lembrou que só no passado fim de semana se realizaram três iniciativas distintas no concelho, de grande qualidade e com programas muito atrativos, inseridas na programação Na Rota das Colheitas, que se tem revelado claramente como uma aposta ganha e que será para manter. “Vamos dar continuidade ao trabalho de valorização destes eventos como um cartaz turístico importante na dinamização do tecido empresarial e social do concelho”, afirmou.
António Vilela enalteceu também o programa das Feiras Novas do pico, que “é a prova de que quando as pessoas se empenham e dedicam conseguem organizar grandes eventos”, sublinhando que se augura um futuro auspicioso para o certame. “São das feiras mais antigas do país e decaíram um pouco há alguns anos, mas, agora, com a inclusão na rota das colheitas e com esta nova dinâmica que está a ser implementada pela organização, têm condições para voltar a ser referência a nível regional”, frisou.

“Milhares de visitantes”
Por sua vez, o presidente da União de Freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, César Cerqueira, manifestou-se extremamente satisfeito por as alterações implementadas este ano se terem revelado bastante profícuas. O autarca sublinhou a importância das atividades musicais para garantir a animação e uma alegria contagiante em todo o recinto e da revitalização do setor dos equídeos. Com a aposta na dinamização do certame os resultados já se fizeram sentir e este ano passaram pela vila do Pico de Regalados “alguns milhares de pessoas”, numa iniciativa que incute uma grande dinâmica na freguesia.


Comentários