O genuíno pulsar da tradição minhota em mais um fim de semana da Rota das Colheitas!


A tradição da cultura popular do Minho volta a dar o mote para um fim de semana recheado de iniciativas inseridas na programação turístico cultural Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde. Inúmeros motivos de interesse para quem decidir visitar Vila Verde a 1 e 2 de outubro, que vão levar visitantes e vilaverdenses a contactar com o genuíno pulsar do mundo rural. No Sábado, 01 de outubro, a pitoresca freguesia de Valdreu organiza a recriação de uma tradicional pisada das uvas, que vai ocupar o período vespertino. Ao serão, a Chocolataria Artesanal junta-se à Rota com um serão de música e a apresentação de dois novos chocolates (inspirados nas colheitas), que marcam as comemorações do seu 2º aniversário. Em Escariz S. Mamede, os Sabores da Terra prolongam-se durante todo o fim de semana, com inúmeras atividades de promoção e divulgação da ruralidade.

Ornamentação dos altares com produtos agrícolas
Os ‘Sabores da Terra’ estão de regresso a Escariz S. Mamede e prometem consigo um mar de gente, que todos os anos brinda a organização com a sua presença. O programa é uma verdadeira montra do que de melhor e mais tradicional a freguesia tem para oferecer. Como manda a tradição escarizense, por esta altura a igreja paroquial ganha novo brilho com os arranjos com produtos agrícolas colhidos da terra pelas mãos calejadas dos produtores locais. Um trabalho artesanal, elaborado com muita criatividade e minúcia, que anualmente arranca chuvas de elogios dos visitantes, siderados com a criatividade e talento artístico dos atores locais.

Música, gastronomia regional e produtos do campo
No entanto, durante os dois dias não faltam motivos de interesses para quem decidir embarcar em mais uma emocionante viagem pelas raízes da tradição minhota. Na tasquinha regional, estão ‘sempre a sair’ as mais afamadas iguarias da cozinha minhota, acompanhadas por um bom vinho verde da região. A poucos metros, os produtores escarizenses comercializam produtos agrícolas (cultivados de forma tradicional e de qualidade garantida), animais vivos e vários artigos caseiros. O folclore, na primeira noite, e o encontro de tocadores de concertina, na tarde de domingo, garantem a animação do recinto, num evento em que a música popular assumiu papel de relevo. No entanto, os mais jovens não foram esquecidos e o DJ Tito vai atuar na noite de sábado, garantindo animação musical pela noite dentro.

Chocolate, tradição e música no 2º aniversário da Chocolate com Pimenta
Chocolate, tradição e música, são as palavras chave para o 2º Aniversário da Chocolataria Artesanal – Chocolate com Pimenta. Em véspera da emblemática Festa das Colheitas em Vila Verde, a Chocolataria Artesanal dará destaque às mais recentes criações em Chocolate-Edição Rota das Colheitas, ao som da música do notável músico Bracarense, Hugo Torres. Um pré-lançamento de produtos que prometem ser um dos sabores diferenciadores de todos os visitantes que visitem Vila Verde e a Festa das Colheitas, o Bombom de Chocolate Negro com Licor de Mirtilo e os Cacos de Chocolate negro com pimenta rosa e mirtilos desidratados.


Esta última criação pretende aliar o forte carácter do chocolate negro, o irreverente toque da pimenta com um dos mais emblemáticos sabores locais. A noite será dedicada à música. A atuação do Músico e Compositor de Braga, Hugo Torres. Com um estilo musical “Pop” semelhante a grandes nomes da música nacional irá marcar a noite de música com êxitos do disco “TRILHOS”.

Comentários