17 de agosto. Aboim da Nóbrega convida a caminhada noturna em comunhão com a natureza


Fotografia: Armando Carriça

Depois da recriação da tradicional Malhada do Centeio, Aboim da Nóbrega volta a ser palco de uma iniciativa inserida Na Rota das Colheitas. A Caminhada por Terras de D. João de Aboim é uma oportunidade única para apreciar a natureza no seu estado mais puro, descobrir algumas das tradições locais e visitar pontos de interesse histórico-cultural da freguesia. Tudo numa perspetiva completamente diferente do habitual. A iniciativa arranca perto do pôr do sol e prolonga-se sob a luz da lua, com jogos de cores e de sombras que vão encantar e surpreender os participantes. A concentração está marcada para as 19h00 do dia 17 de agosto, no Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega.

No topo da serra, longe da poluição e do ruído citadino, o céu estrelado ganha mais brilho e a lua ‘cresce’. Além de levar os participantes à descoberta da imensa beleza natural da região da Nóbrega, o percurso inclui também vários pontos de interesse histórico-cultural da freguesia (Castelo de Aboim da Nóbrega, Chão Grande, Valcião, Igreja de Aboim da Nóbrega e Fonte do Dente Santo). Entre histórias e lendas que ganham nova aura envoltas pela escuridão da noite, haverá ainda espaço para descobrir algumas das tradições locais. Para aprender o processo de confeção do pão de milho caseiro e, no final, recuperar energias com as tradicionais sopas de cavalo cansado.

A caminhada terá um percurso circular com aproximadamente 12 km e duração prevista de cerca de quatro horas. A inscrição no evento é gratuita e obrigatória, limitada a um máximo de 70 pessoas.  Os interessados podem inscrever-se até ao dia 14 de agosto, enviando e-mail para campismoaboim@atahca.pt ou ligando para um destes números, 253 348 094 | 913 936 566. O evento é organizado pelo Parque de Campismo e Caravanismo de Aboim da Nóbrega, pela Associação de Desenvolvimento das Terras, Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) e as Aldeias da Saudade. A iniciativa conta com a colaboração da União de Freguesias de Aboim da Nóbrega e Gondomar e integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.




Comentários